sexta-feira, 1 de março de 2013


1ª Aula de Filosofia das Turmas de 1º Ano: Manhã, Tarde e Noite –Marcílio Dias

  Cultura: o conjunto dos modos de vida criados e transmitidos de uma  geração para outra, entre membros de determinada sociedade; engloba o que pensamos, fazemos e temos enquanto membros de um grupo social; a resposta oferecida pelos grupos humanos ao desafio da existência, resposta que se manifesta em termos de comportamento, conhecimento e paixão (ethos, logos e pathos).
  Características da cultura: adquirida pela aprendizagem; transmitida de geração em geração; traço distintivo da humanidade; inclui todas as criações materiais e não materiais; instrumento indispensável ò adaptação do indivíduo ao meio social.
  Linguagem: é tipicamente um fato cultural. Pela linguagem, o conhecimento individual comunica-se ao grupo, tornando-se patrimônio social. "A língua é o solo comum da cultura" (M. Heidegger).
  Biosfera: parte do planeta que reúne condições para o desenvolvimento da vida. É uma camada que possui, em média, 13 km de espessura (7 km acima da superfície do mar e 6 km abaixo da superfície do mar). É uma delgada "casquinha" em torno da Terra.
  Antroposfera: parte do mundo que resulta do ajustamento da natureza às necessidades humanas; criada pelas diferentes culturas: é a morada do homem no mundo.
  A síntese humana: integração das características hereditárias e adquiri­das do homem, dos aspectos individuais e sociais, dos elementos perten­centes aos estados de natureza e de cultura. O homem é criatura e cria­dor do mundo em que vive.

2 comentários: