quarta-feira, 10 de abril de 2013


5ª Aula de Filosofia do 1º ano Ens. Médio M,T e N.

Debate e reflexão
1.      A ideologia de alguns provérbios
• Muitos provérbios populares reproduzem conceitos que interessam à dominação social. Procure refletir sobre o conteúdo ideológico de alguns provérbios como:
Filho de peixe, peixinho é.
Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto.
Escreva o que você analisou.

• Faça um comentário sobre a mensagem da canção "Bom conselho", do compositor Chico Buarque de Holanda.
Ouça um bom conselho
Eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança
Venha meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade.
2. 
     A ideologia na escola
• A corrente pedagógica reprodutivista considera a escola uma agência ideológica de transmissão de conhecimentos que servem à desigualdade social. Já outros pedagogos consideram a escola um espaço aberto aos conflitos, um espaço dinâmico que pode servir à transformação libertadora da sociedade.
Qual sua opinião? A escola é uma agência puramente ideológica? Discuta esse tema.
3. 
     Valores ideológicos dominantes
• Discuta: Quais são os valores ideológicos dominantes da sociedade em que você vive a respeito de temas como: casamento, trabalhador e violência.
• Em  sua opinião: O que a maioria das pessoas com que você convive pensa sobre esses assuntos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário