segunda-feira, 21 de abril de 2014

AULA DE FILOSOFIA 1º ANO ENSINO MÉDIO


Conceitos Chave:

  Ideologia: sistema de ideias que elabora uma "compreensão da reali­dade" para ocultar ou dissimular o domínio de um grupo social sobre outro. Traços gerais: anterioridade, generalização e lacuna. A ideologia atua como uma forma de consciência parcial, ilusória e enganadora que se baseia na criação de conceitos e preconceitos como instrumentos de dominação.
  Doutrina ideológica: concepção fechada, rígida, unilateral, lacunar. Estabelece "verdades" para sustentar desejos ocultos.
  Racionalização: além do significado básico de "tornar racional", signi­fica também a tendência para procurar argumentos e justificativas para crenças ancoradas em preconceitos, emoções, interesses pessoais ou hábitos arraigados.

Análise e Entendimento
A máscara da ideologia
1.   Afinal, o que você entende por ideologia? Elabore uma definição básica.
2.   Seguindo a análise de Marilena Chauí, explique os traços gerais que caracterizam a noção de ideologia: anterioridade, generalização, lacuna.
3.   Aponte alguns dos aspectos ideológicos contidos na afirmação "querer é poder". Comente, Dê exemplos de outros "ditos" ou "frases feitas" e os comente.
Ideologia e filosofia
4. Qual a diferença entre doutrina ideológica e teoria filosófica?
5.   Interprete e discuta a seguinte afirmação: Na teoria filosófica há o dese­jo de atingir a verdade; na doutrina ideológica há o estabelecimento de verdades para sustentar desejos.

6.   O que podemos entender por racionalização? Comente. Procure dar um exemplo de racionalização a partir de sua vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário