segunda-feira, 6 de outubro de 2014


 
Persépolis: Um simbolo nacional do povo iraniano
 Persepolis (persa: Takht-e Jamshid) é talvez o monumento arqueológico mais conhecido da Pérsia (Irã) e um símbolo nacional mais importante para todos os iranianos. Aqui em um piscar de olhos podemos deixar o mundo moderno para trás e encontrar-nos em cerca de 500 aC, na capital do maior império que o mundo tinha conhecido a esse tempo: o Império Persa.

A construção do Persepolis começou entre 516 e 518 aC por ordem de Dario, o Grande, que transferiu a capital do império em Pasárgada , a este lugar recém-criado.

A cidade de Persépolis é composta de restos de vários edifícios monumentais em um terraço de pedra artificial a cerca de 450 por 300 m. Possui escadaria dupla, larga e rasa onde os visitantes podem passar pelo Portão de Todas as Nações, uma portaria vigiada por enormes touros de pedra esculpida.

Apadana

De acordo com os arqueologos, o maior edifício em Persépolis, o Palacio do rei Dario, conhecido como Palacio de Apadana, poderia acomodar cerca de10 mil pessoas. De 72 colunas que mantiam o predio, 13 permanecem em pé hoje. Neste local encontra-se esculturas em relevo delicadamente esculpidas que permanecem em excelentes condições.

Salão do Trono

Ao lado do Apadanalocaliza-se o Salão do Trono, o segundo maior edifício em Persépolis, onde o rei recebeu nobres, altos dignitários e os enviados do rolamento tributo. Uma enorme sala do trono, 70 por 70 m, ocupou a parte central do edifício. É também conhecido como o Salão de Cem Colunas, pois 100 colunas que sustentavam o telhado. Estas colunas eram feitas de madeira, e apenas as suas bases de pedra sobrevivem. Oito portas de pedra levavam a sala do trono. Esculturas nas laterais da porta retratam o rei em seu trono e em combate com os demônios. A Sala do Trono foi iniciada por Xerxes e terminada por Artaxerxes I.

Palácios 


Além do Apadana, outros predios tambem fazem parte da historia, como os Palácios de Dario e Xerxes.O Palácio de Dario era composto por escadas de pedra decorado com esculturas dos servos de transporte de animais e alimento para servir à mesa do rei. Relevos esculpidos também decoravam as portas de pedra. Os temas representados nestes batentes incluem leões lutando, servos trazendo toalhas e pomadas para o rei, e atendentes de proteção do rei. Um certo número de portas de pedra ainda estão presentes no local.O Palácio de Xerxes era quase o dobro do tamanho do Palácio de Dario e tinha semelhantes relevos esculpidos em escadas e aros. Alojamento para o rei e quartos separados para as mulheres e os servos estavam ao lado dos palácios.

Desenrolar historico

Persepolis foi destruída e saqueada por Alexandre, o Grande, pouco menos de dois séculos depois de ter sido iniciado. De acordo com o biógrafo grego, Plutarco, Persepolis foi finalmente abandonada por Alexandre, e ficou enterrada sob cinzas e escombros até a sua redescoberta em 1620. Embora muitas pessoas tenham visitado Persepolis nos séculos seguintes, a escavação das ruínas so começou em 1931, sob a direção do Instituto Oriental, da Universidade de Chicago. A eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, interrompeu esse trabalho. O Serviço Arqueológico iraniano continuou a escavação e restauração de Persépolis após a guerra.

Em Naksh-i Rustam, cerca de 6km a noroeste de Persépolis, estao localizados os túmulos Achaemenid real, onde Dario I, Xerxes e Artaxerxes I estão enterrados. Escavado na rocha, foram construidos túmulos na encosta da montanha atrás de Persépolis para os membros posteriores da dinastia, incluindo Artaxerxes II e Artaxerxes III.
Fonte: http://www.tourismiran.ir

Nenhum comentário:

Postar um comentário