terça-feira, 21 de abril de 2015

Aula de Filosofia 1º Ano Ensino Médio - Trabalho X Alienação

Trabalho: atividade pela qual o homem utiliza sua energia física e psíquica para satisfazer suas necessidades ou para atingir um determinado fim. É uma atividade tipicamente humana. Por meio do trabalho desenvolve-se a relação dialética entre o homem e a natureza, entre o saber e o fazer;
• Realização pessoal ou castigo: pelo trabalho o homem pode modificar o Mundo e a si mesmo, produzir cultura e se autoproduzir. Ocorre  que, com a dominação social de classe, o trabalho foi desvirtuado de seu papel de promover a realização pessoal. De ato de criação virou rotina de reprodução. De recompensa pela liberdade se transformou em castigo.
. Alienação: palavra que vem do latim alienare, tornar algo alheio a alguém. Em termos filosóficos, alienação é o processo pelo qual os atos de uma pessoa são governados por outros e se transformam em uma força estranha colocada em posição superior e contrária a quem a produziu (Marx).
  Trabalho alienado: situação em que a produção econômica tornou-se o objetivo do homem, em vez de o homem ser o objetivo da produção, marcada pela rotinização, pelo embrutecimento, pelo desprazer e pela exploração econômica,
  Consumo alienado: situação em que não existe uma relação direta e real entre o consumidor e a coisa adquirida, resultante de desejos e fantasias artificialmente inculcados.
  Lazer alienado: situação em que não há um envolvimento autêntico (prazer) da pessoa com a atividade de lazer.
  Relação social alienada: situação marcada pela indiferença recíproca entre as pessoas, pela ausência de troca de experiências e sentimentos verdadeiramente humanos.
• Relação pessoal alienada: situação em que o indivíduo perde o contato com sou verdadeiro eu, e sente-se como coisa, mercadoria no mercado das personalidades.
• Valorização ou abolição de trabalho: alguns pensadores pregam a superação da alienação no trabalho por uma atitude interior de aceitação do lado penoso das tarefas e de reconhecimento do seu valor social; outros insistem em que o trabalho compulsório e heterônomo é essencialmente  alienante.
Sociedade do tempo livre: a abolição do trabalho alienado, através da criação de atividades voluntárias e autônomas e de uma adequada administração social da automatização tecnológica,  aponta para a liberação  do tempo dos  indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário