terça-feira, 23 de agosto de 2016



13ª Aula de Sociologia 3º Ano Ensino Médio.
CLASSES SOCIAIS

Na sociedade capitalista, alguns poucos proprietários são donos dos meios de produção, e a maioria da população representa a força de trabalho; nessa sociedade ocorre a desigualdade social. Os proprietários, donos dos meios de produção, possuem a renda mais alta, os de renda média são os trabalhadores(as) de trabalho qualificado, os de renda baixa são os trabalhadores(as) de mão de obra não qualificada.
Os donos dos meios de produção são os que gozam de maior prestígio social, têm mais privilégio e poder. A distribuição de poder baseia-se na posição dos indivíduos com relação aos elementos da produção. Os que possuem os meios de produção têm um maior nível de consumo e mais prestígio social que os trabalhadores (as) que possuem apenas seu trabalho, não desfrutando das mesmas condições dos donos da produção, vendo-se obrigados(as) a trabalhar para os proprietários recebendo em troca uma remuneração.
Podemos definir classe social como o grupo de pessoas que apresentam uma situação ou status social similar com relação aos elementos de produção ou a outros critérios, sobretudo o econômico.
A sociedade pode ser classificada de acordo com o nível de consumo de seus membros. Os donos dos meios de trabalho adquirem bens e serviços de luxo, os trabalhadores (as) que possuem mão de obra qualificada adquirem bens por preços intermediários, já os trabalhadores(as) de mão de obra não qualificada somente adquirem bens de primeira necessidade.
Na sociedade capitalista, a classe social está classificada da seguinte forma:
Classe alta – indivíduos com grande poder aquisitivo, são os proprietários do capital, os grandes industriais, os banqueiros e os grandes comerciantes, além dos grandes proprietários de terra.
Classe média – indivíduos com renda e poder aquisitivo medianos, pequenos empresários e microempresários, pequenos comerciantes, pequenos produtores rurais, profissionais liberais como advogados, médicos, engenheiros, dentistas etc.
Classe baixa – camada de pequeno poder aquisitivo e baixa renda, trabalhadores com pouca qualificação, comerciantes informais, desempregados, os que vivem com uma renda inferior e insuficiente para o dia a dia.

Há diversas teorias científicas para definir o conceito de classe social, o sociólogo norte-americano Gerhard Emmanuel Lenski, afirmou que “durante séculos houve uma tendência, por parte dos conservadores, de interpretar a classe social como uma necessidade funcional para a sobrevivência da sociedade.”
Vilfredo Pareto, sociólogo italiano, ao definir classe social e na tentativa de provar sua necessidade assim como Gaetano Mosca foi mais longe. Para estes sociólogos, nos modernos sistemas industriais ocorre a circulação de elites; portanto, não há nenhuma classe dominante permanente.
O termo classe social pode ser definida como um grupo de indivíduos segundo seu poder aquisitivo. No sistema de castas, por exemplo, a sociedade estava dividida por camada social. A diferença dos outros grupos, seja do sistema capitalista ou feudal, é que a possibilidade de mobilidade social é nula, inexistente, a pessoa que nascia na casta considerada baixa permanecia na mesma, sendo impossível mudar de status por conta de mudanças em seu poder aquisitivo como ocorre no sistema capitalista.
De acordo com Marx, “as classes sociais estão associadas à divisão do trabalho. São grupos coletivos que que desempenham o mesmo papel na divisão do trabalho num determinado modo de produção.” Na visão marxista, em toda sociedade, não importa se pré-capitalista ou com característica capitalista, a classe dominante controla direta ou indiretamente o Estado.
No sistema capitalista industrial, a sociedade pode ser classificada em três níveis diferentes: a classe alta, a classe média e a classe baixa. Nos países subdesenvolvidos, a classe média é a minoria e a classe baixa é a grande massa da população. A partir dessa divisão é possível encontrar outras classes:
Classe altíssima – composta por indivíduos que se destacam economicamente (elite). Ex: Donos de empresas de origem familiar tradicionalmente ricos, banqueiros etc. 
Classe alta – composta por indivíduos que se tornaram ricos por receberem uma boa remuneração.
Classe média alta – composta por indivíduos com uma remuneração razoável, como médicos, advogados, dentre outros.
Classe média – composta por indivíduos que recebem uma remuneração mediana, como gerentes, arquitetos etc.
Classe média baixa - composta por indivíduos que recebem um salário mais baixo, como secretários, vendedores, recepcionistas etc.
Classe baixa - composta por indivíduos que exercem trabalhos braçais, como operários, serventes, garis, etc.
Classe abaixo da linha da pobreza – composta por pessoas que não representam mão de obra especializada, não possuem escolaridade suficiente para o mercado de trabalho, possuem renda muito baixa ou nenhuma fonte de renda.
No mundo capitalista, quanto mais poder econômico um indivíduo possuí, mais assume seu papel de classe dominante na sociedade, adequando assim a estrutura social para a perpetuação da exploração controlando outras classes de poder aquisitivo menor, para assim manter-se no poder, no controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário