terça-feira, 1 de setembro de 2015

Escultura de madeira russa é duas vezes mais antigas que as Pirâmides do Egito

 
(Reprodução/Wiki)(Reprodução/Wiki)Uma misteriosa escultura em madeira foi datada como tendo 11 mil anos de acordo com um novo teste. O objeto deve ter sido feito durante o período Mesolítico e contém um código indecifrável.

Em análises anteriores, ela foi dada como tendo 9,5 mil anos, porém o teste era controverso e, por isso, foi refeitos utilizando uma técnica mais moderna, a espectrometria de massa acelerada.

A imagem de Shigir, como foi nomeada, é duas vezes mais antiga que as Pirâmides e o Stonehenge e, sem dúvidas, a mais antiga estrutura de madeira já encontrada em todo o mundo.

Seu aparecimento aconteceu no final do século 17 em um pântano na Rússia. As condições do local preservaram tão bem a raridade que não somente o rosto esculpido é bastante visível, mas também uma série de linhas e rabiscos ao longo dos seus 9 metros de comprimento.

O professor Mikhail Zhilin, da Academia Russa de Ciência disse que "o ornamento é coberto de informações criptofrafadas. As pessoas da época passavam conhecimento com a ajuda de imagens".

Desenho do arqueólogo Vladimir Tolmachev, ainda durante o período soviético. (Reprodução/ Tolmachev V.Y.)Desenho do arqueólogo Vladimir Tolmachev, ainda durante o período soviético. (Reprodução/ Tolmachev V.Y.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário