domingo, 22 de novembro de 2015

Nehemias Gueiros adicionou 3 novas fotos.
ENCONTRADOS MOSAICOS GREGOS DE 2.200 ANOS
Três mosaicos em perfeito estado de conservação foram encontrados na antiga cidade grega de Zeugma, hoje situada em território da Turquia, próximo à fronteira da Síria.
Os incrivelmente bem preservados mosaicos datam do século II A.C., mas continuam intactos como no primeiro dia.
Existem atualmente duas cidades antigas com o nome Zeugma - uma em Dacia (hoje Romênia) e outra na moderna província de Gaziantep, na Turquia. A cidade turca era considerada um dos maiores centros de treinamento do Império Romano do Leste e viçejo até o Terceiro Século - quando foi completamente destruído por um rei Sassânida e depois atingida por um violento terremoto. A cidade jamais se recuperou.
Hoje, Zeugma é uma tesouro de maravilhas arqueológicas com pelo menos 2.000 casas em excelentes condições de preservação. As escavações começaram em 2007 e continuam até hoje.
O fato de ter sido destruída e depois coberta de pedras e cascalho após o terremoto, protegeu a cidade de futuros caçadores de tesouro
Para tornar as coisas ainda mais interessantes, Zeugma esteve completamente submersa até recentemente, quando um projeto de construção civil recebeu verbas e foi iniciado, revelando a rica cidade.
Por certo ainda existem inúmeros outros achados arqueológicos por serem decobertos em Zeugma, mas estes mosaicos são soberbos.
Representam as Nove Musas da Ciência e das Artes da Mitologia Grega:
CLIO (Musa da História)
EUTERPE (Musa da Música)
MELPÔMENE (Musa da Tragédia)
THÁLIA (Musa da Comédia e da Poesia Leve)
TERPSÍCORE (Musa da Dança)
ERATO (Musa da Poesia Lírica)
POLÍMNIA (Musa do Hino Sagrado)
URÂNIA (Musa da Astrologia e da Astronomia)
CALÍOPE (Musa da Poesia Épica)
As incríveis estórias da História.
Nas duas primeiras fotos, o mosaico das Nove Musas Gregas, preservado intacto durante 2.200 anos. A terceira foto mostra Oceanus, filho de Uranus e criador da água salgada do mar e sua esposa Tétis, que segundo os gregos criou todos os rios, lagos e fontes do mundo.
Clicar nas imagens individuais para legendas e melhor resolução.

Um comentário:

  1. Olá Edson, cheguei em sua página ao pesquisar sobre as musas, mas o que mais me chamou a atenção foi sua descrição - "Eu não sou de época nenhuma..." - realmente profunda sua reflexão. Lembro logo daquela música dos Engenheiros do Hawaii: "Eu me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem, que não passa por aqui, que não passa de ilusão..."; Também faço as minhas reflexões por blog, junto de post's sobre artes e afins. Se quiser conhecer carlakalindrah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir