quarta-feira, 10 de abril de 2013


Período protodinástico
Reino do Baixo Egito (???? -3150 a.C.)
O Reino do Baixo Egito se localizava no norte, na região do Delta do Nilo. Tinha por capital o nome de Buto e seu soberano cingia a Coroa Vermelha.
Menés - Menés, personagem lendário e apontado como unificador do Egito, se tornou o primeiro faraó. A capital era, segundo alguns autores, Mênfis, e segundo outros, Tinis, nas proximidades de Abidos. Menés é identificado como Narmeza (Narmer), representado, num relevo de Hieracômpolis, com as duas coroas dos reinos unificados. As primeiras dinastias eram denominadas tinitas por terem a capital em Tinis.pág 117.
Pré-Dinastia do Baixo Egito (???? -3150 a.C.)
Esta dinastia é composta pelos soberanos que governaram a região do Delta do Nilo antes da unificação. Ela não existe na Lista Real de Maneton e possuí apenas alguns vestígios arqueológicos.
#
Imagem
Nome
Início de governo
Fim de governo
Nota
01º
Hórus [...]peou
-
-
-
02º
-
-
-
03º
-
-
-
04º
-
-
-
05º
-
-
-
06º
-
-
-
07º
-
-
-
08º
-
-
-
09º
-
-
-
10º
-
-
-

Reino do Alto Egito (????-3150 a.C.)
O Reino do Alto Egito se localizava ao sul do Delta e tinha por capital o nomo de Necken. Seu soberano cingia a Coroa Branca.

Pré-Dinastia do Alto Egito ou Dinastia Zero (????-3150 a.C.)
#
Nome
Início do governo
Fim do governo
Cognome(s)
Notas
1
 ???? a.C.
 ???? a.C.
2
 ???? a.C.
 ???? a.C.
3
 ???? a.C.
 ???? a.C.
A titulação desse governante é um serekh encimado por dois falcões, cujo nome não é especificado. Está enterrado em Abydos.
4
 ???? a.C.
 ???? a.C.
A interpretação deste nome permanece controversa e serekhs com este nome foram encontrados em Tura e Tarkhan. Existência contestada.
5
 ???? a.C.
 ???? a.C.
O seu nome ainda permanece questionável. Provavelmente pertence a ele um serekh encontrado em um vaso de Tura.
6
 ???? a.C.
 ???? a.C.
Serekhs com o nome desse governante foram encontrados no navio de pedra de Qustul e em inscrições perto de Armant, no Deserto Oeste.
7
 ???? a.C.
 ???? a.C.
Serekhs com esse nome desse governante foram encontrados a leste do Delta e em um pedaço de cerâmica de Tura. Identificam-no com um dos dois chefes derrotados da Paleta de Namer, onde se lê o nome de Wa-Shi.
8
 ???? a.C.
 ???? a.C.
Reinou em Hieracompolis. Foi enterrado na tumba B1-B2 da necrópole de Umm el-Qaab, Abydos.
9
 ???? a.C.
3225 a.C.
10
3250 a.C.
3225 a.C.
Reinou em Hieracompolis. Na sua tumba de Abydos, se encontraram jarras cilíndricas de cerâmica donde figura seu nome: Hórus Ka.
11
3225 a.C.
3200 a.C.
O Rei Escorpião
O seu nome figura na cabeça da maça de Hieracômpolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário