terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PLANO DE ENSINO  DE HISTÓRIA ENSINO MÉDIO – I.E.E. MARCÍLIO DIAS/2014
Professor: Edson de Souza Couto

1.       Justificativa
                Considerando que o estudo de História é fundamental para a formação do ser social, precisamos dele para busca de explicações adequadas ao “modus vivendi” do homem ao longo tempo, tentando entender os acontecimentos da época e relacionando com os atuais,  estabelecendo  relações  de semelhança ou diferenças  nos fatos  ocorridos que possam nos auxiliar na formação de uma sociedade mais atuante e comprometida.
2.      Objetivo geral:
               Organizar alguns repertórios históricos culturais que permitam ao educando localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado respeitando o modo de vida de diferentes grupos sociais em diversos tempos espaço e em suas manifestações culturais, econômicas, políticas  e sociais, reconhecendo  mudanças e permanências  nas vivencias humanas ao longo dos tempos. Analisar e interpretar diversas fontes e testemunhos das épocas passadas e presentes. Contextualizar e ordenar os fatos registrados, compreendendo a importância dos fatos sociais econômicos, políticos e culturais.  Estabelecer relações entre continuidade/permanências e rupturas/transformações nos processos históricos. Comparar processos de formação socioeconômica relacionando-as com seu contexto histórico.
3.      Objetivos Específicos:
               Ler e interpretar textos de natureza histórica. Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos. Ter uma visão crítica da sociedade que possibilite a sua inserção e sua ação social como cidadão ativo. Posicionar-se diante de fatos presentes a partir do conhecimento e interpretação do processo histórico. Valorizar as culturas das diferentes sociedades.
4.      Metodologia:

               Explanação oral pelo professor. Resolução de atividades de aprendizagem. Técnicas interrogativas e estudo em grupos. Pesquisas bibliográficas, de campo, e de casos. Análise de objetos, imagens e filmes. Debates e indagações sobre temas passados e atuais.

5.      Instrumentos de Avaliação:
               Provas dissertativas, objetivas ou mistas. Trabalhos individuais, duplas ou grupos maiores. Pesquisas, Apresentações sobre temas propostos. Seminários, Participação, Testes, Relatórios; Dramatizações, etc.

6.      Cronograma e Conteúdo Programático:

1º ano Ensino Médio:
1º Trimestre:
-O princípio da Humanidade;
-As características das sociedades humanas;
-A criação e a evolução do Homem, Cronologia;
-Pré-História;
-Mesopotâmia;
-Egito;
Fenícios, Hebreus e Persas;
2º Trimestre:
-Grécia Antiga;
-Roma;
-Europa Feudal;
-Império Bizantino;
3º Trimestre:
-Árabes;
-Império de Carlos Magno;
-Cultura e o Mundo Feudal em Transformação;
-Crise do Feudalismo;                  
2º ano Ensino Médio:
1º Trimestre:
-Tradição e transição;
-Estado Moderno;
-Mercantilismo;
-O Renascimento;
-América encontra Europa;
-Colonização do Brasil;
2º Trimestre:
-Reforma Protestante;
-Apogeu do Absolutismo;
-Colonização das Américas;
-Escravismo Colonial;
-Civilização do Açúcar;
-Civilização Científica do Séc. XVII;
-Expansão Territorial;
-Revolução Inglesa;
3º Trimestre:
-O Iluminismo;
-Século do Ouro;
-Independência dos EUA;
-Revolução Francesa;
-Brasil – Revoltas Anticoloniais;
-Revolução Industrial;
-Independência do Brasil;
-Independência na América Espanhola;
-Liberais e Nacionalistas;
-O Primeiro Reinado;
-A Regência;
-O Segundo Reinado;
-Doutrinas Sociais no Séc. XIX;
3º ano Ensino Médio:
1º Trimestre:
-Europa no Fim do Séc. XIX;
-O Imperialismo;
-Américas no Séc. XIX;
-Abolição;
-República;
-Primeira Guerra Mundial;
2º Trimestre:
-República Velha;
-Revolução Russa;
-Rebeliões na República;
-Crise de 29 e o Totalitarismo;
-Os Fascismos;
-Era Vargas;
3º Trimestre:
-Segunda Guerra Mundial;
-Guerra Fria;
-África e Ásia após a 2ª Guerra Mundial;
-Terceira República;
-Capitalismo no Primeiro Mundo;
-Socialismo Real;
-Ditadura Militar no Brasil;
-De Sarney a Lula;
-América Latina no Séc. XX;
-Mundo Atual;

Referências:
CATELLI, Roberto Júnior. História Texto e Contexto. São Paulo: Scipione, 2011.
COTRIN, Gilberto. História Global Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva 2011.
DEVOTO, Fernando (dirección). Ciências Sociales EGB 3/Secundaria Básica. Buenos Aires: Tinta Fresca, 2006.
FRADKIN, Raúl (coordinación). El Libro de la Sociedad en el Tiempo y el Espacio. Buenos Aires: Ángel Estrada y CIA. S.A., 1998.
MÉREGA, Hermínia (coordinación). Ciências Sociales. Buenos Aires: Ediciones Santillana S.A., 2001.
MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane. História em Debate. São Paulo: Saraiva 2011.
MONTELLATO, Andrea; CABRINI, Conceição; CATELI JÚNIOR, Roberto. História Temática. São Paulo: Scipione, 2003.
MOTA, Myriam Becho. História das Cavernas ao Terceiro Milênio. Editora Moderna. São Paulo 1999.
PEDRO, Antônio; LIMA, Lizanias de Souza. História Sempre Presente. São Paulo: FTD, 2010.
PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & Vida Integrada. São Paulo: Ática, 2005.
SANTIAGO, Pedro. Por dentro da História. São Paulo: Escala Educacional, 2011.
SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 2004.
WARBURTON, Nigel. Uma Breve História da Filosofia. Tradução de Rogério Bettoni. Porto Alegre: L&PM Editora, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário