PLANO DE ENSINO DE
FILOSOFIA - ENSINO MÉDIO – I.E.E. MARCÍLIO DIAS/2014
Prof. Edson de Souza
Couto
1. Justificativa
A Filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do
mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema
acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de tudo, uma prática de vida que
procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Assim, ela pode se
voltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos,
seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio
homem em sua vida cotidiana. Diz-se que a Filosofia incomoda certos indivíduos
e instituições porque questiona o modo de ser das pessoas, das culturas, do
mundo. Isto é, questiona a prática política, científica, técnica, ética,
econômica, cultural e artística.
Desse modo, compreender a importância do ensino da Filosofia
no Ensino Médio é entendê-la como um conhecimento que contribui para a formação
do aluno. Cabe a ela indagar a realidade, refletir sobre as questões que são
fundamentais para os homens, em cada época.
A reflexão filosófica não é, pois, qualquer reflexão, mas
rigorosa, sistemática e deve sempre pensar o problema em relação à totalidade,
para alcançar a radicalidade do problema, isto é, ir à sua raiz. Esta é a
preocupação da Escola ao instituir a disciplina de Filosofia no Ensino Médio; a
busca pelo ensino da reflexão filosófica, instrumentalizando os alunos para
estarem aptos a compreender e atuar em sua realidade.
2. Objetivos Gerais:
Contribuir para a compreensão dos elementos que interferem no
processo social através da busca do esclarecimento dos universos que tecem a
existência humana: trabalho, relações sociais e cultura simbólica.
Formar o hábito da reflexão sobre a própria experiência possibilitando
a formação de juízos de valor que subsidiem a conduta do sujeito dentro da
escola e fora dela.
Estimular a atitude de respeito mútuo e o senso de liberdade
e responsabilidade na sociedade em que vive considerando a Escola como parte da
vida do aluno.
Desenvolver procedimentos próprios do pensamento crítico:
apreensão de conceitos, argumentação e problematização.
3. Objetivos
Específicos:
Oportunizar momentos que facilitem o pensar e o pensar sobre
o pensar;
Trabalhar com textos que incluam termos e conceitos
cotidianos que facilitem a interação no contexto social;
Debater questões contemporâneas que facilitem a compreensão
da realidade a partir dos problemas filosóficos destacados;
Realizar atividades que levem o aluno a perceber a
multiplicidade de pontos de vista e articulações possíveis entre os mesmos;
Ler textos filosóficos de modo significativo;
Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e
registros;
Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo,
de forma a reconstruir os conceitos aprendidos;
Debater, tomando uma posição, defendendo-a com argumentos e
mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e
modos discursivos das diversas áreas do conhecimento, e em outras produções
culturais através da produção de conceitos.
Articular teorias filosóficas e o tratamento de temas e
problemas científicos, tecnológicos éticos e políticos, sócio culturais com as
vivências pessoais.
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de
sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal, o entorno
sócio-político, histórico e cultural; a sociedade científico-tecnológica.
4. Metodologia:
Tendo em vista os objetivos propostos nas Diretrizes
Curriculares de Filosofia, as aulas serão no sentido de levar o aluno a
questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias,
bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e
criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser
tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema,
questionamentos dos próprios alunos, uso de textos, imagens, vídeos, filmes,
etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos
de caráter filosófico ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico.
Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a
apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos.
Dessa forma, cremos estar caminhando em direção ao desenvolvimento de valores
importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade,
responsabilidade, compromisso pessoal, liberdade de expressão e autocrítica.
5. Proposta de Trabalho para o Aluno e
Avaliação:
A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá
no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a
própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber
seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto,
de caráter diagnóstico e som ativo (conceitos CRA, CPA e CSA), conforme o
desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da
auto-avaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasse;
-Atividades de pesquisa através do laboratório de
informática;
-Provas de Conteúdo (Objetivas, Dissertativas ou Mistas);
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade;
-Saídas de Campo, Café Filosófico, Teatro, Música, Filosofia
no Jardim;
6. Conteúdos de
Filosofia
Os conteúdos apresentados nesse planejamento organizaram-se a
partir de conteúdos denominados conteúdos estruturantes, ou seja, conteúdos que
se constituíram historicamente e são basilares para o ensino de filosofia. MITO E FILOSOFIA, TEORIA DO CONHECIMENTO,
ÉTICA, E FILOSOFIA POLÍTICA. A partir dos conteúdos estruturantes,
adaptamos os conteúdos específicos e complementares que irão ser trabalhados
com os alunos no decorrer do Ensino Médio.
1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Mito e Filosofia: O
que é mito; O que é Filosofia;
O nascimento da Filosofia ou Surgimento da Filosofia
Filosofia, mito e senso comum;
O mito da Filosofia, continuidade e ruptura;
O mito como forma de
explicação da realidade;
Do senso comum ao pensamento filosófico;
A filosofia e o conhecimento em si;
Diferentes modos de conhecer.
O problema do conhecimento
Filosofia e método
Filósofos Pré-Socráticos, Socráticos, Sofistas e do Medievo;
2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Perspectiva do conhecimento
Metodologia da Pesquisa Filosófica;
Da possibilidade do conhecimento;
O valor do conhecimento
A extensão do conhecimento;
Entre a teoria e a prática
A verdade;
Concepções éticas;
Os problemas da ação ética;
A existência da ética;
Filósofos Renascentistas, Iluministas e Modernos;
3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Ética ou filosofia moral;
As relações éticas: autonomia e heteronomia
Senso comum e consciência moral;
A moral e outras formas de comportamento humano.
Invenção da Política/ Introdução à Política
Pensamentos políticos na História;
Socialismo x capitalismo;
Em busca da essência da Política;
Política e Poder;
Política e Violência;
Os desvios do poder: totalitarismo e terrorismo;
Política hoje;
Filósofos Contemporâneos e Pós-Modernos;
REFERÊNCIAS :
BARROS FILHO, Clóvis de e POMPEU, Júlio. Grandes
Questões da Humanidade. A Filosofia Explica. 1 ed. São Paulo: Casa do Saber,
2013.
BARROS FILHO, Clóvis de e MEUCCI, Arthur. A Vida
Que Vale a Pena Ser Vivida. Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda, 2010.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São
Paulo: Ática, 1995.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia:
Historia e Grandes Temas. São Paulo: Saraiva, 2005.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. São
Paulo: Cortez, 1993.
WARBURTON, Nigel. Uma Breve História da Filosofia. Tradução de Rogério Bettoni.
Porto Alegre: L&PM Editora, 2012.
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