Uma abordagem filosófica da Bioética
Artur Júnior dos Santos Lopes
1 INTRODUÇÃO
"Há Quem fale
Que A Vida da Gente
E hum nada no Mundo
E UMA gota, e Um ritmo
Que Nem Dá hum Segundo ... "(Nascimento)
Apos varias Tentativas de escrever this article, fico com o questionamento Mais sincero: O Que É a vida? Perguntar Tão amplamente Sobre o Que É a vida é Suficiente? A vida: um amontoado de Células. A vida: um big bang. A vida: Uma psicossomática Síntese fazer Id, Ego e Superego. Creio that were estas respostas suficientes parágrafo Diferentes Perguntas Sobre Diferentes Abordagens em Diferentes momentos.
Mas nenhuma das respostas Anteriores satisfez Minha pergunta. Por quê?
TALVEZ uma RESPOSTA SEJA Deste Porque uma busca Pela RESPOSTA soluçar o viés filosófico. O Que É a vida, apos Uma Revisão analítica E UMA RESPOSTA Antropológica? Nao sei! Este Trabalho se propõem justamente um ESTA busca inocente cabelo O Que a vida é Sobre Uma abordagem filosófica, ATRAVES fazer Acesso analítico e TALVEZ com Uma Resolução Antropológica. Pelo Menos eu gostaria that fosse.
Desta forma Procurei organizar this proposal de Projeto ASSIM, Primeiro esvaziando o Conceito de vida e Dando Uma Dimensão filosófica Ao Conceito. Em hum Segundo momento PROCURANDO Uma forma Antropológica de Acessar este Conceito. Para finalizar, passamos cabelo batido Ponto: Ética.
2 DESENVOLVIMENTO
"Viver!
E NÃO ter uma vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de Ser
Um eterno aprendiz ... "(Nascimento)
2.1 VIDA COMO DA Objeto Observação Filosófica
Falar o Que seja uma vida. PODE-SE PROCURAR o Conceito de vida em Diversos Lugares. Como respostas Serao como Mais Variadas dependendo de Onde vamos PROCURAR Tais respostas. De: Não me parece Que tenha Uma Mais valia that A Outra. Neste Ponto precisaremos APENAS Definir o foco. Aqui desejamos NÃO FALAR da Vida Sobre o Ponto de vista da medicina, NEM Sobre o Ponto de vista da biologia, NEM Sobre o Ponto de vista religioso. Mas ENTÃO: Qual o Ponto de vista Que nsa INTERESSA? Parece Que o Ponto de vista Mais Relevante Para falarmos da vida relacionada a ética SEJA o Ponto de vista filosófico. Dentro Desta Visão Uma abordagem ontológica Parece interessante, mas TALVEZ SEJA nenhuma Mais Construtiva fazer that uma Abordagem Antropológica.
Desta forma, soluçar meu Ponto de vista, uma RESPOSTA uma pergunta de NASCIMENTO: O Que É? O Que É? Parece-me uma Atividade fazer filosofo dedicado uma antropologia filosófica. Definir o Conceito fazer Que É a vida, Parece uma Primeira Tarefa de Quem deseja FALAR Sobre as Relações between a vida ética ea.
2.2 ABORDAGEM ANALITICA DA VIDA
Reconheço a necessidade de aprofundar Mais ESTA Abordagem e principalmente de Realizar Uma Aproximação Mais Séria de Autores, mas Nesta Primeira Tentativa especulativa servir uma Tentativa de Definir a vida Como Condição de possibilidade Para Que QUALQUÉR Relação com QUALQUÉR Coisa Sé de. Mas O Que Significa ISSO?
Significa Dizer Que a vida é algo that ocorre Por Acaso. A Partir de Uma cosmovisão that NÃO Uma Organização que sejam considerados teleológica, mas that that Percebe Para Que o Ser Humano tenha um Percepção Que Tem da vida, a vida é fundamental. Desta Maneira, Posso Dizer Que É Condição necessaria para à Percepção do Conceito de vida a vida humana. E that Apenas o Ser Humano TEM uma Visão de vida that o Ser Humano TEM. AINDA ASSIM o Ser Humano Não Tem um Percepção da totalidade do Que seja a vida, Abrindo, desta Maneira Espaço Para O Que o Ser Humano PODE ou Não conhecer da vida.
Entao, Mais claramente: a vida é Realmente ESTA complicação Sobre o aspect humano: A vida é uma Condição necessaria parágrafo SUA Própria Percepção; e, o Ser Humano consegue perceber APENAS Uma parte do Que É a vida, Mas Não A SUA totalidade.
2.3 ABORDAGEM Antropológica DA VIDA
O Ser Humano APENAS PODE perceber a vida Sobre o Seu viés. Por Mais que se esforce APENAS PODE saber o Que É a vida Sobre SUA Visão. PoDE especular, Apresentações PODE CRIAR, PODE Imaginar, Mas Não PODE Ser assertivo um Respeito fazer Que seja algo that E MUITO Maior Que ELE MESMO.
ASSIM recaímos Sobre a RESPOSTA filosófica de that a vida é uma Condição necessaria, E MUITO Antes de Ser Objeto da Pesquisa filosófica e Antropológica E um Própria Condição necessaria Para Que um Percepção SEJA Possível.
Assim Como o Ser Humano NÃO SE Percebe a si MESMO Completamente, a vida AINDA E MUITO Menos Possível de se perceber. Por ISSO uma Visão Antropológica e Tao do necessaria, parágrafo reconhecer o quão Pequeno e Grande e o Ser Humano Dentro destas Abordagens, pois apesar de se desprender do mecanicismo biológico AINDA Não É Capaz de perceber a totalidade do that há. Irônico.
2.4 QUAL VIDA VALE A PENA DE SER Vivida?
E that vida vale a pena Ser Vivida? Parece Uma Questão subjetiva. Que tipo de dor PODE Ser suportável? Que Luta rápido você travaria com SUA Própria Vida? O when Uma vida desen pesar Pará uma sociedade? O Quanto Uma morte DEVE Ser leve Pará uma sociedade? TALVEZ Atenas tenha respondido ESTA Questão. TALVEZ Hitler tenha respondido um ESTA Questão. TALVEZ NÃO SEJA uma forma A MAIS correta. Depende do Ponto de vista. Depende do contexto. MAS soluçar uma Abordagem filosófica that proponho, a vida DEVE Ser vista Como Condição de possibilidade. E Quanto hum cadáver com morte cerebral verificada TEM Condição de possibilidade para a Vida? E Quanto hum feto acéfalo TEM Condição de possibilidade para a Vida? Para filosofia o milagre Não É algo Que tenha existencia Possível. ASSIM uma Condição de possibilidade em Alguns Casos e clara. De: Não Condição de vida é morte.
Mas when Falamos das volições Humanas? De: Não quero ter este filho. De: Não quero suportar o Sofrimento Mais de hum ente querido. ISSO e Bem Mais Difícil de Dizer, pois como condições de possibilidade Nao estao Nossas Mãos EM. Estao NAS Mãos da Própria Vida, e da Coragem de Que Tem o Poder de Decidi-la.
2.5 ÉTICA
Se tomarmos um Ética, MESMO Que de forma superficial, Como Sendo a Ciência filosófica Que Analisa o Comportamento humano, TEMOS historicamente Que o Ser Humano destroi O Que NÃO Conhece Completamente OU O Que NÃO domina. Este É O Exemplo das civilizações européias Não COM Encontro de civilizações americanas.
Mas claro that this Aproximação E MUITO tendenciosa e NÃO INTERESSA nsa. Gostaríamos de Pensar a ética Como hum Estudo das Ações Humanas Que preservam O Que NÃO dominam. ASSIM Torna-se Uma implicação ética a Proteção da Vida. Sendo Que a vida é algo that ESTA FORA DO Dominio Do Que É humano.
3 CONCLUSÃO
"Eu fico
Com uma pureza
Da RESPOSTA das Crianças
E a vida, E bonita
E e bonita ... "(Nascimento)
Como se fosse Suficiente NÃO RESPOSTA fazer um poeta, e TALVEZ NÃO SEJA Sobre o viés filosófico, coloco that TALVEZ o Ser Humano deva Colocar-se Como o grande cuidador da vida, vida esta que è Condição de possibilidade parágrafo SUA Própria Manifestação. E a Partir dai o bom senso ditaria como Regras, sem uma necessidade de leis OU Organismos Protetores de "vida" ou de "Nações desunidas".
REFERÊNCIA
KANT, Immanuel. Critica da Razão Pura . São Paulo, Martin Claret, 2005
Nascimento Junior, Luiz Gonzaga fazer . O Que É? O Que É? Acessado em 5/4/2010. Disponível em: http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/463845/Porto Alegre, 14 de Abril de 2010.
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