4ª Aula de Sociologia 1º Ano Ens. Médio
SOCIOLOGIA 1º ANOS: TRABALHO E SOCIEDADE
Trabalho e sociedade
As primeiras tentativas de explicar a vida social foram
baseadas a partir dos estudos sobre o que hoje conhecemos pelo nome de Estado.
Os filósofos Platão e Aristóteles preocuparam-se primeiramente com a questão da
organização política da polis grega e só secundariamente a sociedade.
Foi somente na Europa burguesa da idade moderna que a sociedade passou a ser
objeto de estudo e reflexão. A partir de então, a sociedade começou a ser vista
como uma totalidade, da qual o Estado é apenas uma parte.
No século XIX, o filósofo Karl Marx ressaltava que as
condições materiais de existência são fundamentais na formação e existência de
qualquer sociedade. Segundo Marx, a necessidade de alimentar-se e garantir a
sobrevivência estão acima de qualquer outra atividade humana, seja ela
intelectual, cultural, religiosa, etc. Dessa forma, dizia ele, "o modo de
produção da vida material condiciona o processo, em geral, da vida social,
política e espiritual'.
Para o sociólogo Max Weber, o protestantismo calvinista mudou
radicalmente a visão sobre o trabalho. Com o calvinismo, o trabalho deixa de
ser visto como maldição para ser encarado como uma oportunidade de
enriquecimento. Essa nova visão foi fundamental para o surgimento e expansão da
sociedade burguesa.
Bens e serviços: Quando compramos alguma mercadoria, estamos
adquirindo bens. Em contrapartida, quando pagamos a passagem de ônibus ou uma
consulta médica, estamos comprando serviços.
Bens são todas as coisas materiais colhidas na natureza ou
produzidas para satisfazer necessidades humanas. Serviços são as atividades
econômicas voltadas para a satisfação de necessidades e que não estão
relacionadas diretamente à produção de bens. Um vendedor de sapatos presta o
serviço de fazer chegar ao consumidor o produto do fabricante, ao mesmo tempo
em que o par de sapatos que compramos é um bem. Um médico, ao cuidar de um
paciente, também está prestando um serviço. Em qualquer atividade econômica,
bens e serviços estão interligados. Uns dependem dos outros para que o sistema
econômico funcione. Bens e serviços resultam da transformação de recursos da
natureza em objetos úteis à vida humana. E isso só ocorre por meio do trabalho
nos processos de produção.
Produção, trabalho e consumo: Com nosso trabalho, somos
capazes de produzir bens e realizar serviços, entretanto, um indivíduo isolado
não é capaz de produzir tudo aquilo de que precisa, ou seja, somos
"obrigados" a viver em sociedade, mais por necessidade do que por
desejo. Coletivamente, as pessoas participam da vida econômica, tendo como
principais atividades a produção, a distribuição e o consumo de bens e
serviços. Enquanto trabalham, os operários estão atuando na produção. Como
compradores de bens e serviços, participam da distribuição. Quando consomem
bens e serviços, estão participando como consumidores.
Evidentemente, para que algum bem ou serviço seja oferecido
no mercado, é necessário primeiro que seja produzido. Exemplo: a fabricação de
um móvel: a árvore (matéria bruta) é derrubada e serrada em grandes pranchas
(matéria-prima), que é transformada em bens mesas, cadeiras, etc. (bens ou
mercadorias), através dos trabalhadores que utilizam ferramentas e
equipamentos. Finalmente, esses bens são enviados à loja, que prestará o
serviço de vendê-los ao consumidor.
Vamos considerar outro exemplo. Em seu trabalho, a costureira
transforma um tecido (obtido de uma matéria prima vegetal ou artificial) em uma
roupa, utilizando energia elétrica, máquina, linhas, botões, colchetes,
tesouras e agulhas. Além disso, a costureira teve que primeiramente aprender
técnicas de costura. Da lavoura do algodão ao último botão pregado na roupa,
houve trabalho humano (físico e mental). Podemos dizer, portanto, que o
principal fator do processo de produção é o trabalho. O processo de produção é
formado por três componentes principais associados: trabalho, matéria-prima e
instrumentos de produção.
O trabalho humano: Toda atividade humana que resulte em bens
ou serviços é considerada trabalho. É trabalho, tanto a atividade braçal do
operário quanto a intelectual do engenheiro que projeta, como a do
administrador que gerencia. É trabalho também a atividade do pintor, do cantor,
do ator, do músico, etc. Todo trabalho resulta da combinação de dois tipos de
atividade: manual e intelectual. O que varia é a proporção com que esses dois
aspectos entram no processo de produção. O trabalho de um operário é mais
manual do que intelectual; em alguns casos, quase exclusivamente manual. Apesar
disso, exige certo esforço mental.
Já o trabalho de um engenheiro é mais intelectual por ser
necessário os cálculos para projetar uma ponte, por exemplo. Entretanto, sua
atividade tem um aspecto manual, seja no manuseio dos instrumentos de trabalho,
seja na passagem da concepção do projeto para o papel. Podemos concluir então
que não existe trabalho exclusivamente manual ou exclusivamente intelectual,
mas, sim, predominantemente manual ou predominantemente intelectual.
O valor da qualificação: O trabalho pode ser classificado
conforme o grau de capacitação exigido do profissional. Um trabalho considerado
qualificado exige certo grau de aprendizagem e conhecimento técnico. Exemplos:
mecânico, eletricista, engenheiro, médico, etc.; o trabalho não qualificado
dispensa praticamente qualquer tipo de aprendizagem. Exemplos: ajudante de
pedreiro, faxineiro, etc. Essa diferenciação atinge diretamente a vida das
pessoas a partir da maior remuneração a quem possui mais qualificação,
responsabilidade ou capacitação.
Meios de produção: Inclui os instrumentos de produção,
matéria prima e recursos naturais.
Instrumentos de produção são todos os objetos que direta ou
indiretamente nos permitem transformar matéria-prima em um bem final. Exemplos:
ferramentas, equipamentos, máquinas, o local de trabalho, a iluminação, a
ventilação, as instalações necessárias à atividade produtiva.
-Matéria-prima: São os componentes iniciais do produto que no
processo de produção são transformados até adquirirem a forma de produto final.
No exemplo da costureira, suas matérias-primas são o tecido, a linha, os
botões, os colchetes. Por sua vez, a produção desses componentes iniciais tem
como matéria-prima objetos extraídos da natureza: o algodão, a seda, o metal,
etc. De fato, antes de serem transformados em matéria-prima, tais componentes
encontram-se na natureza sob a forma de recursos naturais.
-Recursos naturais: Para produzir, o ser humano necessita dos
recursos naturais (solo, água, minerais, vegetais, etc.).
O uso de recursos naturais muda com tempo. Exemplo: as
quedas-d'água, que eram usadas anteriormente para mover moinhos, hoje são
usadas também para mover turbinas que produzem eletricidade. Da mesma maneira
ocorre com o uso da força dos ventos.
Forças produtivas: É todo processo produtivo que combina o
trabalho com os meios de produção. Esses dois componentes estão presentes tanto
na produção artesanal de uma bordadeira quanto nas atividades de uma grande
indústria moderna. Ao conjunto dos meios de produção somados ao trabalho humano
damos o nome de forças produtivas. Assim:
Forças produtivas= meios de produção + trabalho humano
As forças produtivas alteram-se ao longo da História.
Até meados do século XVIII, a produção era feita com o uso de
instrumentos simples, acionados pela força humana, tração animal, força da água
ou dos ventos.
A partir da revolução industrial, novas máquinas e
instrumentos de produção foram desenvolvidos; novas fontes de energia passaram
a ser usadas. Exemplos: carvão mineral,
eletricidade, petróleo, gás e energia nuclear. Alteraram-se os meios de
produção e também as técnicas de trabalho, gerando mudanças nas forças
produtivas.
Relações de produção são as formas pelas quais os indivíduos
desenvolvem suas relações de trabalho no processo de produção e reprodução da
vida material. Essas relações mudam de acordo com o avanço da tecnologia, da
política, economia, etc.
EXERCÍCIOS:
1) As análises históricas de Karl Marx exerceram e exercem
grande influência nas ciências humanas e sociais. Sobre a concepção marxista de
sociedade e trabalho, assinale a alternativa correta:
a) A concepção da luta de classes como motor da História foi
atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas
decorrem apenas das ações dos indivíduos.
b) O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do
historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e,
assim, nega validade prática a sua própria concepção.
c) As sociedades, para Marx, não podem ser compreendidas sem
um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse entendimento significa a
análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.
d) Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história,
pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a
glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.
02) Em relação à visão calvinista a respeito do trabalho,
marque (V) para a alternativa verdadeira e (F) para a falsa
( ) Para os
calvinistas, o trabalho deixou de ser considerado uma maldição herdada de Adão.
( ) A visão
calvinista e a visão católica sobre o trabalho eram, de maneira geral, iguais,
pois não viam o trabalho como uma oportunidade para melhorar de vida, muito
menos como um meio para enriquecimento.
( ) A expansão da
burguesia e do capitalismo foi fruto da nova visão sobre o trabalho, herdade do
calvinismo.
( ) A valorização do trabalho contribuiu para uma nova
cultura, favorável ao surgimento do capitalismo.
03) Em relação aos bens e serviços, assinale a alternativa
correta:
a) Quando compramos alguma mercadoria, estamos prestando um
serviço.
b) Quando pagamos a consulta a um médico, estamos comprando
um bem ou uma mercadoria.
c) Quando adquirimos um par de sapatos, adquirimos um bem.
d) Bens e serviços são atividades distintas e não estão
interligadas.
4) Acerca da dinâmica do processo de produção, trabalho e
consumo, asseguramos que:
a) não se tem por meta a produção de bens e serviços.
b) se baseia na negação da vida em sociedade.
c) O trabalho é fundamental para que haja produção, os quais
dependem das necessidades e da demanda pelo consumo.
d) os instrumentos de produção e a matéria-prima não são
importantes nesse processo.
e) existe a necessidade exclusiva de trabalho qualificado e
técnico.
5) Os meios de se produzir algum bem é formado por três
componentes principais associados. Quais são esses três componentes?
a) Trabalho, matéria-prima e exploração do patrão.
b) Instrumentos de produção, matéria prima e recursos
naturais.
c) Matéria-prima, trabalho e máquinas.
d) Trabalho, recursos naturais e matéria-prima.
e) Máquinas, ferramentas e matéria prima.
6) A soma entre meios de produção mais trabalho humano tem
como resultado?
a) Forças produtivas.
b) A força de produção.
c) O sistema capitalista.
d) O modo de produção.
e) O sistema econômico.
7) Os componentes iniciais do produto que no processo de
produção são transformados até adquirirem a forma de produto final são chamados
de:
a) Máquinas e ferramentas.
b) Forças de produção.
c) Matéria prima.
d) Recursos naturais
e) Bens de produção.
8) O trabalho pode ser dividido em trabalho qualificado e
trabalho não qualificado. Qual é a diferença fundamental entre o trabalho
qualificado e o trabalho não qualificado?
a) O trabalho qualificado é exercido por qualquer pessoa, já
o trabalho não qualificado exige uma especialização.
b) Não existe diferença entre o trabalho qualificado e o
trabalho não qualificado.
c) O trabalho qualificado exige uma especialização e
conhecimento técnico e o trabalho não qualificado não exige tal formação.
d) Entre o trabalho qualificado e o trabalho não qualificado
só exista a diferença salarial.
e) O trabalho qualificado é sempre um trabalho intelectual e
o trabalho não qualificado é sempre manual.
9) O trabalho humano pode ser sociologicamente definido como:
a) o trabalho realizado em qualquer processo independente da
finalidade.
b) o trabalho que exprime uma tendência de personalidade.
c) o trabalho pelo qual o homem transforma a natureza,
transformando a si próprio e à sociedade em que vive.
d) o fim último das sociedades industriais.
e) qualquer atividade, independentemente de sua finalidade.
10) Podemos dizer que o trabalho sob o aspecto de sua
necessidade:
a) gerou o capital financeiro.
b) objetiva a produção de valor de troca, qualquer que seja a
sociedade considerada.
c) se revela um gerador de utilidades (valores de uso), bem
como de mercadorias.
d) exigiu a introdução das práticas gerenciais na indústria.
e) objetiva a produção de valor de uso, qualquer que seja a
sociedade considerada.
Onde consigo o gabarito ?
ResponderExcluirOnde consigo o gabarito?
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