História e Sociologia Ensino Médio – Política : Monarquia e República (principais conceitos e diferenças);
parlamentarismo e presidencialismo (principais conceitos e diferenças).
Prof. Edson Couto (edcouto@gmail.com)
Obs.: este material
é apenas um “facilitador” das aulas. Todo o conteúdo aqui exposto se encontra disponível em livros
e na internet, embora não sejam citadas as fontes. Não há restrições quanto à sua reprodução. Caso tenham sugestões ou dúvidas, entrem em contato por meio do e-mail supracitado.
1. Estado e Governo
Estado: conjunto de instituições políticas da
sociedade, as quais dominam um determinado território e são orientadas por leis.
Chefe
de Estado- o mais
alto representante de um Estado; papel diplomático; representa o poder soberano de
um país.
Governo: a direção política que um
grupo social confere às instituições estatais. O Governo é uma espécie de
ação inserida no âmbito do Estado.
Chefe de Governo- responsável pela direção e coordenação das funções executivas
de governo.
2. Formas de Estado –
Organização do território
Estado unitário- entidade única, sem subdivisões territoriais. A soberania (autoridade superior) é do governo
central.
Federalismo- subdividida em territórios autônomos, dotadas
de governo próprio. A soberania é do governo central.
Confederação- a mesma organização territorial
da Federação. No entanto, a soberania é dos entes federativos.
3. Formas de governo – Quem
manda?
Monarquia- um monarca (chefe político devido a
critérios hereditários) é chefe de Estado.
República- chefe de Estado é eleito pelo povo. O chefe de Estado pode (ou não) acumular as
funções de chefe
de governo.
4. Sistemas de governo – Como
manda?
Parlamentar- o chefe de Estado não é eleito pelo
povo. Há eleições para o poder Legislativo (parlamento), o qual, por sua vez, escolhe os membros do poder Executivo, determinando a
duração de seus respectivos mandatos.
Chefe
de Governo- Primeiro-ministro
ou Chanceler
Chefe
de Estado- Rei
ou Rainha (monarquias); Presidente (república).
6. Qual o significado político das seguintes denominações?
A Inglaterra é uma Monarquia Parlamentar Constitucional. A França é uma República Unitária
Semipresidencialista. O Brasil é uma República Federativa Presidencialista. A Alemanha é uma República Federal
Parlamentarista.
7. Observações
sobre as relações
entre Executivo e Legislativo no Brasil:
Em tese, a separação dos poderes no presidencialismo poderia favorecer a
dispersão de representatividade política. Em outras palavras, os poderes Executivo e Legislativo
estariam sob controle de partidos diferentes, o que garantiria a representação de vários setores
da sociedade, bem como a vigilância mútua entre os poderes do Estado.
“Há a expectativa de que a presença destes interesses plurais favoreça a vigilância e
controle mútuo entre os
poderes, de forma a produzir decisões mais
representativas e responsáveis” (Sociologia. Explorando o Ensino, pág. 283).
Porém, se compararmos o presidencialismo vigente atualmente com
aquele que vigorou entre 1946 e 1964 (pós-Estado
Novo), constatamos que hoje há uma
concentração de poder nas mãos do presidente da República. Assim,
o poder Legislativo fica “refém” do
Executivo, já que este poder detém o controle das políticas públicas e dos recursos públicos. Ao
lado disso, constatamos que hoje o presidente tem poder de legislar - uma
atribuição parlamentar. Dentre as atribuições do presidente, podemos citar:
• Apresentação de projetos de lei;
• Propostas de
Emenda Constitucional;
• Solicitação de regime de tramitação urgente4;
• Leis orçamentárias são de iniciativa do poder Executivo.
Embora o Executivo tenha bastante poder
para influenciar os trabalhos parlamentares, o Legislativo dispõe de recursos para controlar o presidente, tais como o veto
e a possibilidade de modificar as propostas governamentais.
Logo, o presidente é obrigado a manter negociações com os
parlamentares para poder governar. Além disso, o
chefe do poder Executivo sempre tem que estabelecer coalizações com os partidos, uma vez que o multipartidarismo no país dificulta a obtenção de maioria
parlamentar para o partido vencedor das eleições
presidenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário