3ª Aula de Filosofia do 2º Ano Turnos Manhã, Tarde e Noite
Conceitos-chave
• Teoria
ao conhecimento: reflexão filosófica sobre o conhecimento, lendo como
objetivo investigar suas origens, suas possibilidades, seus fundamentos, sua
extensão e seu valor. Pode receber várias denominações : epistemologia, crítica
do conhecimento, gnosiologia.
• Conhecimento:
relação pela qual o sujeito apreende (representa) cuidadosamente o objeto.
Conforme a doutrina filosófica, dar-se-á, no processo do conhecimento, maior
ou menor importância ao sujeito ou ao objeto.
• Ceticismo:
corrente filosófica que nega a possibilidade de conhecimento. Ceticismo
absoluto: negação total da possibilidade de conhecermos a verdade. Ceticismo
relativo: negação parcial da capacidade de conhecermos a verdade.
• Dogmatismo:
defende a possibilidade de conhecermos a verdade. Dogmatismo ingênuo:
acredita plenamente na possibilidade de conhecermos a verdade, sem grandes
dificuldades. Dogmatismo crítico: acredita na possibilidade de conhecermos a verdade, mediante esforço racional
e científico.
• Empirismo: as ideias são provenientes de nossas percepções sensoriais. Nada vem à
mente sem ter passado pelos sentidos,
• Racionalismo: somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode
atingir o conhecimento verdadeiro.
• Realismo crítico: tanto os sentidos como a razão humana têm participação determinante
na origem dos nossos conhecimentos.
• Materialismo dialético: o conhecimento humano evolui da experiência
sensível à lógica racional. Só podemos atingir o conhecimento correto depois de
muitas repetições do processo que conduz da matéria à consciência e da
consciência ã matéria, isto é, da prática à teoria e da teoria à pratica.
A questão do conhecimento
1. Em que consiste a
teoria do conhecimento? O que ela investiga?
2. O que é necessário
para a existência do processo do conhecimento?
Explique.
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