domingo, 17 de março de 2013

3ª Aula de Filosofia do 2º Ano Turnos Manhã, Tarde e Noite


Conceitos-chave
  Teoria ao conhecimento: reflexão filosófica sobre o conhecimento, lendo como objetivo investigar suas origens, suas possibilidades, seus fundamentos, sua extensão e seu valor. Pode receber várias denomina­ções : epistemologia, crítica do conhecimento, gnosiologia.
  Conhecimento: relação pela qual o sujeito apreende (representa) cuidadosamente o objeto. Conforme a doutrina filosófica, dar-se-á, no pro­cesso do conhecimento, maior ou menor importância ao sujeito ou ao objeto.
  Ceticismo: corrente filosófica que nega a possibilidade de conhecimento. Ceticismo absoluto: negação total da possibilidade de conhecermos a verdade. Ceticismo relativo: negação parcial da capacidade de co­nhecermos a verdade.
  Dogmatismo: defende a possibilidade de conhecermos a verdade. Dogmatismo ingênuo: acredita plenamente na possibilidade de conhecer­mos a verdade, sem grandes dificuldades. Dogmatismo crítico: acredita na possibilidade de conhecermos a verdade, mediante esforço racional e científico.
  Empirismo: as ideias são provenientes de nossas percepções sensoriais. Nada vem à mente sem ter passado pelos sentidos,
   Racionalismo: somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro.
Realismo crítico: tanto os sentidos como a razão humana têm participação determinante na origem dos nossos conhecimentos.
Materialismo dialético: o conhecimento humano evolui da experiência sensível à lógica racional. Só podemos atingir o conhecimento correto depois de muitas repetições do processo que conduz da matéria à consciência e da consciência ã matéria, isto é, da prática à teoria e da teoria à pratica.
A questão do conhecimento
1. Em que consiste a teoria do conhecimento? O que ela investiga?
2. O que é necessário para a existência do processo do conhecimento?
Explique.

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