quarta-feira, 16 de julho de 2014

AULA DE FILOSOFIA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
DESTINO

O que é o Destino:

Destino é o substantivo masculino que indica um fim ou resultado de uma determinada ação. Destino é sinônimo de sina, fado, sorte, futuro, fatalidade, fortuna.
Como também significa direção ou rumo, é uma palavra que está relacionada com a área do turismo e das viagens. Ex: Bora Bora é um destino de sonho para a lua de mel de um casal apaixonado.
Como em muitos casos descreve um evento que está predestinado, muitas pessoas não acreditam que o destino existe. Diferentes pessoas, correntes filosóficas e religiões têm concepções distintas do que é o destino.
Alguns acreditam que o destino é uma força misteriosa que determina os acontecimentos na vida das pessoas, incluindo vidas passadas. De acordo com o Cristianismo, por exemplo, o destino não existe, e sim a vontade de Deus, que controla e determina os acontecimentos.
A expressão "sem destino" descreve algo ou alguém com manifestação aleatória, que vive ao acaso. Ex: Ele nunca teve um lar, sempre foi visto como uma pessoa sem destino.
Um indivíduo descrito como "senhor ou dono do seu próprio destino" é uma pessoa que controla o seu próprio futuro.
Como está relacionada com o futuro, a palavra destino é frequentemente associada a práticas esotéricas como tarot, horóscopo, numerologia, etc.
Segundo a mitologia grega, o destino era determinado pelas três irmãs conhecidas como Moiras, divindades que tinham influência nos homens e nos deuses. Na Mesopotâmia, o destino do ser humano era determinado pelas estrelas. Já os Romanos, veneravam a fortuna (que poderia ser favorável ou desfavorável) e o fatum, que indicava uma decisão irresistível.
O estudo do destino também culminou em alguns pensamentos filosóficos acerca do fatalismo, graças a Spengler, Max Scheller e Heidegger.
Destino manifesto
Destino manifesto é a expressão que descreve a mentalidade ou filosofia que motivou a expansão dos Estados Unidos da América no século XIX. De acordo com essa ideologia, o destino dos Estados Unidos era aumentar o seu território (Texas, por exemplo), conquistando mais poder. Foi usado para legitimar a supremacia dos Estados Unidos e resultou no domínio político e financeiro exercido durante muitos anos.

Em alguns casos, territórios foram comprados e em outros, houve um conflito armado para disputa do território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário