Aula de Filosofia 1º Ano Ensino Médio
Os Estoicos
Imperador Marco Aurélio - Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do novo estoicismo
O estoicismo tira seu nome do Pórtico (Stoa), local de
Atenas em que se reuniam seus adeptos. Diferentemente do epicurismo, o
estoicismo não está ligado a uma autoridade incontestável de um fundador. A
doutrina estoica se constitui progressivamente pelas contribuições sucessivas
dos três primeiros chefes da escola: Zenão de Cítio (322 a.C. – 262 a.C.), que
depois de ter sido discípulo de Crates, fundou a escola cerca de 300 a.C.;
Cleanto de Assos (312-232) e Crisipo (227-204 a.C.). O estoicismo médio é
representado essencialmente por Panécio (180-110) e Possidônio (135-51), que
tiveram o grande mérito histórico de introduzir o estoicismo em Roma. O novo
estoicismo se desenvolveu em Roma sob o império e está ligado a três grandes
nomes: Sêneca (0-65 d.C.), Epitecto, um escravo, (50-125 d.C.) e o imperador
Marco Aurélio (121-180).
A filosofia estoica é a primeira da história a considerar-se
“sistemática”. A palavra sistema designava em grego a constituição de um
organismo ou de uma cidade e foram os estoicos que a aplicaram pela primeira
vez à filosofia, querendo significar que a sabedoria é um todo. Sua divisão em
partes somente era possível fazer didaticamente, segundo as necessidades do
ensino, mas com a condição de compreender que cada parte é solidária às outras
e que o abandono de uma só delas provoca a ruína do conjunto.
Para o estoico, é preciso estar em consonância com a natureza
para atingir a sabedoria. Assim, faz-se necessário entender que o único
bem que existe é a retidão da vontade e o único mal, o vício. O que não é
nem virtude nem vício é indiferente. Assim, a doença, a morte, a pobreza, a
escravidão, por exemplo, não são males, são indiferentes porque o sábio é, por
definição, feliz, mesmo no sofrimento. O mal é sempre infeliz, uma vez que
aflige a si próprio, pelo seu vício. A experiência estoica consiste na tomada
de consciência da situação trágica do homem condicionado pelo destino. Assim,
não estamos absolutamente entregues e sem defesa aos acidentes da vida, aos
revezes da fortuna, nem à doença e à morte, mas temos, e nada nos pode tirar
isso, a vontade de fazer o bem, a vontade de agir de acordo com a razão.
Segundo o estoicismo, há uma oposição radical entre o que
depende de nós e pode ser bom ou mau, porque objeto de nossa decisão, e o que
não depende de nós, mas de causas exteriores, do destino, e é indiferente. Isto
significa que:
- É na conformação ao destino que
está nossa liberdade e onde se pode exercer a escolha moral;
- Na vontade de fazer o bem é que
se encontra a nossa liberdade, a independência, a invulnerabilidade, o
valor eminentemente estoico, a coerência consigo mesmo;
- Não há diferença entre viver
segundo a razão e segundo o destino, pois a mesma coisa não pode ser
universal e constantemente agradar senão o que é moralmente direito.
A frase de Epiteto “não deseja que o que acontece
aconteça como queres, mas queiras que o que acontece aconteça como acontece e
serás feliz”. Isto significa que:
- Não quer dizer que há um
inconformismo indiferente, uma vez que tudo é determinado pelo destino;
- Quer dizer que há uma
indiferença que consiste em não fazer diferença, mas em querer, em amar
mesmo, de modo igual, tudo o que é determinado pelo destino;
- Não quer dizer que o estoico é
indiferente porque não se pode saber se uma coisa é boa ou má;
- Não quer dizer que há aí uma
moral da indiferença.
Por isso, instituíram a teoria dos deveres, entendendo que:
- É preciso agir segundo uma ação
apropriada que em parte depende de nós, pois supõe uma intenção moral e em
parte não depende;
- O que importa no agir é a
intenção moral e não o resultado;
- A vida política e as demais
atividades são apropriadas à natureza humana e têm um valor;
- O filósofo deve orientar-se na
incerteza da vida cotidiana ao propor-lhes escolhas razoáveis.
Quanto à física, os estoicos propõem:
- Uma física da continuidade;
- Há um princípio ativo que atua
no universo (o pneuma = o sopro vital) que penetra o universo
inteiro, tanto nas suas regiões sublunares como as celestes;
- O pneuma age à
maneira de um campo de forças que mantém juntas as partes do universo e
que impede a sua dissipação no vazio infinito, assegurando de igual modo a
individualidade de cada ser à sua maneira de uma alma;
- Este pneuma,
princípio de organização, quando encarado na sua realidade física, é o
próprio Lógos universal;
- O mundo não é governado por
Deus, mas é ele próprio deus e o destino, que liga entre si os
acontecimentos do universo, outro nome para Providência;
- Nada acontece na natureza que
seja contra a razão: a monstruosidade, a doença, o sofrimento, a morte, só
aparentemente são males. O filósofo, capaz de unir o particular ao todo,
reconhece que eles se inscrevem na ordem universal;
- A física culmina com a teologia
do deus cósmico;
- A física tem um fundo
ideológico: foi concebida em nome das necessidades de uma causa
político-moral;
- Não há nenhum outro mundo para
além daquele em que vivemos. Só existe a realidade que se dá aos nossos
olhos.
Assim, a física estoica concebe a ação física a partir da ação
de um corpo que penetra em outro em sua plenitude, constituindo uma espécie de
materialismo espiritual. O pneuma atravessa a matéria para
animá-la e converte-se, no momento mesmo em que a atravessa, em puro espírito.
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