3º Ano EM. Atividade Avaliativa sobre : TIPOS DE
CONHECIMENTOS
FILOSOFIA: Os diversos tipos de conhecimentos
Conhecer é elaborar um modelo de realidade (criar, aperfeiçoar, etc.),
passar a entender aquilo que gostaríamos de saber e "projetar ordem onde
havia caos".
Conhecer e pensar: Nós os humanos nos diferenciamos dos animais porque
temos inteligência simbólica (ou abstrata). É através dela que o múltiplo ganha
uma unicidade, a diversidade recebe certa harmonia e o vazio é preenchido por
um sentido, sendo o principal deles o sentido existencial, a razão de ser da
vida, o motivo pelo qual nós pensamos. A partir da abstração, passamos à
prática, a materialização do que imaginamos.
Os diversos tipos de conhecimentos: Ao longo da vida, nos deparamos
com esses conhecimentos. São eles:
a) O Senso Comum: é o
conhecimento usado sem a necessidade de escola, curso ou universidade, sendo
obtido através de experiências práticas. Engloba costumes, hábitos, tradições,
normas, éticas, etc. sua importância está na praticidade, por isso é chamado
também de conhecimento empírico, vulgar ou senso comum. Não é um saber
descartado pela ciência. Ex: o conhecimento que um pescador tem sobre os
melhores dias para pescar ou a sua localização no mar sem uso de nenhum
instrumento; o conhecimento que um caboclo da Amazônia tem sobre plantas, o
qual é aproveitado pela ciência.
Seu lado negativo está em não ser crítico (é acrítico): aceita o que
aprendeu como verdade. Não questiona nem dúvida. Dessa maneira, incorpora
atitudes e comportamentos intolerantes tais como o racismo, o Bullying, a
homofobia, o machismo, etc. obs.: nem todos os que usam o senso comum são
assim, isto é uma visão generalizada.
b) O conhecimento mítico: é
baseado na crença de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais
brota o sentido de tudo o que existe. Ele ajudou e ajuda o ser humano a tentar
entender um mundo onde não havia ciência para tentar explicar os assustadores
fenômenos da natureza. Este conhecimento criou representações para dar um
sentido a tudo, onde seres fantásticos foram os responsáveis pela razão da
nossa existência. Esse conhecimento não segue uma lógica ou uma sistematização.
Outro tipo de mito é o de figuras famosas da história, do bem ou do mal,
dependendo da opinião individual, a quem atribui-se poderes ou dons especiais.
Ex: Getúlio Vargas, Tiradentes, Hitler, Stálin, Mao Tse Tung, etc.
C) Conhecimento teológico:
Diferente do mítico, o conhecimento teológico parte da compreensão e da
aceitação da existência de um Deus ou de deuses, os quais constituem a razão de
ser de todas as coisas. Esses seres "revelam-se" aos humanos,
dando-lhes as suas verdades, as quais devem ser indiscutíveis, inquestionáveis.
Se assim são, a razão é usada para compreender e divulgar esses dogmas. Esse
conhecimento também serve de guia e consolo para milhões de pessoas atribuladas
pelos mais diversos tipos de problemas, tais como dependência de drogas e
demais vícios, doenças, miséria, desespero, desilusão da vida, etc.
d) Conhecimento filosófico:
É um conhecimento baseado na especulação em torno da realidade, tendo como
objetivo a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Deve procurar
ir à raiz das coisas, seguindo o rigor lógico que a razão exige de um
conhecimento que se quer buscando a verdade. A filosofia deve buscar os
"porquês" de tudo o que existe. É ativo, pois coloca o humano em busca
de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode formular.
e) Conhecimento científico:
É racional e produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de
experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos,
relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica,
humana e natural.
É um conhecimento sistemático e metódico, usando a experimentação,
validação e comprovação daquilo a que se quer comprovar. Seu ponto negativo é
não poder afirmar como verdade muita coisa do que pesquisou com esse intuito,
pois uma nova pesquisa pode reprovar ou alterar a anterior. O maior exemplo
está na área da medicina, onde determinada medicação ou cirurgia, que até certo
tempo atrás eram tidas como as melhores, hoje já não são mais devido ao avanço
das pesquisas. Esse conhecimento também dá ao homem a possibilidade de elaborar
instrumentos, os quais são utilizados para intervir na realidade e
transformá-la para melhor ou para pior. Ex: bomba atômica e armas cada vez mais
letais.
f) Conhecimento técnico:
Seu fundamento é o saber fazer da melhor forma possível; almeja o domínio do
mundo e da natureza. É especializado na aplicação de todos os outros saberes
que lhe podem ser úteis. É o saber que nos auxilia a agir no mundo, levando-nos
às mais diversas atividades visando à produção técnica da vida. É considerado
por muitos como o conhecimento mais importante para o ser humano. Ex: os
médicos, engenheiros, advogados, etc., usam esse conhecimento, ou seja,
conhecimento técnico não significa um saber mediano ou de quem tem apenas o
ensino médio técnico.
g) O conhecimento estético ou
artístico: valorizam os sentimentos e a emoção, ou seja, busca a beleza em
todos os seus sentidos, seja na aparência, na moda, música, beleza dos objetos,
etc. através da busca deste saber, podemos refinar nosso gosto através das
questões jamais resolvidas entre belo ou feio, brega ou chique, bom gosto ou
mau gosto, bem vestido ou mal vestido, discreto ou ridículo, etc. Experimentar
ou aprender sobre este conhecimento é a finalidade maior de tudo aquilo que se
produz em termos de artes e sem as quais o ser humano se menos enriquecido
culturalmente.
EXERCÍCIOS:
1) Classifique as ações abaixo: senso comum (use letra a) ou
científico (use letra b):
( ) o uso de chás e remédios
caseiros.
( ) A produção da vacina de
prevenção ao vírus H1N1.
( ) A descoberta da ação das
bactérias nos organismos dos animais.
( ) A crença da força da Lua
influenciando o crescimento dos cabelos.
Assinale a alternativa que traz a relação correta:
a) a, b, b, a
b) a, a ,b ,b
c) a, b, b, b
d) b, a, b, a
e) a, b, a, a
2) Leia os tipos de conhecimentos descritos abaixo e no final assinale
a alternativa correta:
I) Conhecimento que se apoia em doutrinas que contêm proposições
sagradas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural. Parte do princípio de que
as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis.”
II) “Conhecimento transmitido de geração em geração por meio da
educação informal e baseado na imitação e na experiência pessoal.”
III) “Conhecimento que procura responder às grandes indagações do
espírito humano, buscando até leis mais universais que englobem e harmonizem as
conclusões da ciência.”
IV) “Conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de
procedimentos científicos. Visa explicar "por que" e "como"
os fenômenos ocorrem.”
A alternativa que corresponde aos tipos de conhecimentos descritos de
cima para baixo é:
a) teológico, vulgar, filosófico, científico
b) teológico, mítico, filosófico, científico
c) mítico, vulgar, estético, técnico
d) mítico, teológico, filosófico, científico
e) teológico, técnico, estético, científico
3) “Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou
de sentidos, de razão e de intelecto possa desejar que deixemos de usá-los”
(Galileu Galilei)
A respeito deste pensamento de um dos maiores nomes da ciência,
assinale a alternativa correta:
a) Galileu só admitia como verdade o conhecimento científico
b) Galileu não admitia o conhecimento teológico
c) Galileu só admitia o senso comum ou (empírico)
d) Galileu só admitia o conhecimento técnico
e) todas estão incorretas
4) Baseando-se no texto lido, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
a) ( ) O conhecimento é a
forma teórico-prática de compreender a realidade.
b) ( ) O conhecimento
científico não descarta o uso do senso comum.
c) ( ) O senso comum usa o
questionamento e a dúvida.
d) ( ) A ciência pode ser
definida como uma forma de investigação metódica e organizada.
e)( ) A ciência refere-se a
investigação racional ou estudo da natureza, direcionada a descoberta da
verdade.
Assinale a resposta correta:
a – V V F V V
b – V F F V V
c – V V V F V
d – V F V F V
e – V V V V V
5) O mito descreve a maravilha do universo com relatos simbólicos. É
incorreto dizer que
a) os mitos nascem em um universo sagrado e encantado.
b) a função do mito é explicar de forma coerente a origem da vida, dos
deuses e do universo.
c) a função do mito é acomodar o homem em um mundo assustador.
d) a narrativa mítica é simbólica e necessita ser interpretada.
qual a resposta da questão 4?
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