quarta-feira, 23 de julho de 2014

Modelo de Projeto de Pesquisa para SI, Ens. Médio Politécnico

Projeto de TCC em Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia
Título: A Identidade uma questão de escolha.
Aluno: Edson de Souza Couto[1]
Tema de Interesse: Filosofia, Educação.
Delimitação do tema e relevância: Identidade como elemento de inserção na Escola Pós-Moderna e como base para uma boa formação.
Pergunta da Pesquisa: Do ponto de vista filosófico até que ponto a identificação do aluno com a identidade da escola interfere na boa formação deste aluno? A escola pós-moderna tem identidade? Que identidade é esta?
Justificativa: O Ensino de Filosofia nas Escolas tem sido um desafio, embora recente a sua inserção como conteúdo programático letivo. Porém fazer desta disciplina algo relevante para formação moral, intelectual e social do jovem, perpassa pela necessidade de se entender filosoficamente onde se encaixa este jovem como “ser” que apreende e vivencia, e qual o papel da Escola como protagonista deste espaço de aprendizagem e experiência. A problematização que acima desponta deseja analisar logicamente as relações de identidade pessoal e social que podem ou não interferir na boa formação do aluno e se a Escola possibilita esta identificação.
Objetivo Geral: Analisar o conceito de identidade à luz da filosofia e da educação.
Objetivos Específicos: Identificar o perfil do aluno diante da Escola, Analisar a Instituição “Escola” como ideal a ser seguido, Comparar os diversos conceitos de identidade do ponto de vista filosófico com o fim de encontrar argumentos que justifiquem a existência de uma “identidade do aluno” em relação a esta escola ou não.
Metodologia da Pesquisa: Releitura dos diversos filósofos e educadores que se empenharam em definir a questão da identidade, comparar as diversas literaturas e analisar filosoficamente o conteúdo a fim de obter uma ideia clara e objetiva sobre o assunto. A base é a pesquisa bibliográfica e a releitura e análise dos textos a partir dos questionamentos.
Instrumento de coleta de dados: Para pesquisa foram utilizadas as ferramentas de busca na Internet para localizar Trabalhos e Artigos Científicos em sites confiáveis. Também foram selecionados diversos autores renomados em Filosofia e Educação, bem como Sociólogos e Psicanalistas. Os Autores foram escolhidos a partir do tema principal que é a questão da Identidade. Foram coletados textos e artigos de Filósofos clássicos com várias leituras e releituras, mas basicamente em fontes primárias e secundárias. Também foram pesquisados os temas educação, filosofia em educação, identidade da escola, identidade na educação.

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[1] Graduado em Licenciatura Plena em História pela ULBRA/TORRES (2009-2012), Formando em Direito pela ULBRA/TORRES (2014), Especializado em Tecnologias de Redes, UNISUL/ARARANGUÁ/SC (2002-2004). Cursou Ciências Jurídicas e Sociais entre 1983 -1990, na PUC/RS (abandonando o curso no último semestre). Professor de Informática entre 1996-2012, na Empresa Stargate Informática-ME, Professor das Disciplinas de História e Filosofia do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias/ Torres-RS, desde 2012.

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