quarta-feira, 6 de abril de 2016

6ª Aula de História 7ª Série do Ensino Fundamental

Formação do Feudalismo: exercícios.

Conversamos em aula sobre a formação do feudalismo a partir do enfraquecimento do Império Carolíngio. Em postagem anterior mostramos as estruturas do feudalismo e sua concepção baseada na propriedade terras por um suserano que cedia a parte de suas terras aos vassalos, mediante cobranças de impostos ou serviços nas terras do senhor feudal (corveia). Diante do que você estudou procure responder as questões abaixo,

Exercícios


1 – Com base no que foi estudado em sala de aula e analisando a tirinha abaixo, responda o que se pede:
Clique p/ ampliar.
Quem eram os “bárbaros” e de que forma contribuíram para a formação da sociedade feudal?

a) Os “bárbaros” eram os romanos que construíram um grande império no interior da Europa que deu origem a sociedade feudal.
b) Os “bárbaros” eram povos que invadiram e destruíram o Império Romano provocando a fuga da população para o campo, fazendo surgir a sociedade feudal.
c) Os “bárbaros” eram os trabalhadores que tinham a obrigação de entregar parte de sua colheita, dando origem a servidão feudal.
d) Os “bárbaros” eram os primeiros guerreiros que lutaram pelo Império Romano, assim transformando-se nos nobres da sociedade feudal.
e) Os “bárbaros” eram feiticeiros condenados pela Igreja Católica que, dessa forma, fortalecia a religião na sociedade feudal.

2 – Leia as afirmações abaixo:
01. O renascimento das cidades após as invasões bárbaras.
02. O ressurgimento do comércio de tecido.
03. A ruralização da sociedade.
04. O fortalecimento do poder do rei.
05. A descentralização do poder político entre os senhores feudais.
Marque APENAS as opções que apresentam características importantes do Feudalismo europeu:
a) Estão corretas 01, 02 e 03.
b) Estão corretas 02 e 04.
c) Estão corretas 03 e 05.
d) Estão corretas 03, 04 e 05.
e) Estão corretas 04 e 05.

3 – Observe o trecho de uma canção popular medieval:
“... nunca bebe o vinho de suas parreiras, nem prova migalha do bom alimento. Se ele tiver ganso ou galinha gorda em seu quintal, tudo isso terá de ser do senhor. Muito feliz será aquele que puder ter seu pão preto e em pouco de sua manteiga...”
Que grupo social está representado na canção?
a) o clero.
b) a nobreza
c) a burguesia.
d) o servo.
e) o proletariado.

4 – Observe o mapa abaixo e marque a opção correta:

a) a região 1 marca a Europa feudal e a região 2 a Arábia muçulmana.
b) a região 1 marca o Brasil colonial e a região 2 a Arábia muçulmana.
c) a região 1 marca a Europa feudal e a região 2 a Rússia Oriental.
d) a região 1 marca a Europa muçulmana e a região 2 a Arábia feudal.
e) a região 1 marca o Brasil colonial e a região 2 a Rússia Oriental.

5 – “No mundo moderno é difícil imaginar um sistema numérico sem o zero. Sem ele, que nos possibilita expressar a diferença entre duas quantidades iguais como: 2 – 2 = 0, todo conceito da matemática abstrata seria impossível. O zero é também fundamental para outras ciências, inclusive a física, a química e a astronomia. E mais, imagine como daria trabalho fazer uma simples conta de subtrair usando os números romanos, por exemplo: CXX – XXXII = LXXXVIII. Curioso para saber o resultado? Vamos lá: 120 – 32 = 88, e agora, ficou mais fácil?”

Identifique que importante contribuição da sociedade muçulmana que está presente no texto:
a) o ensino de matemática nas escolas.
b) a divulgação dos números romanos
c) o sistema de aritmético
d) o livro “As mil e um noites”
e) os números indo-arábicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário