segunda-feira, 21 de abril de 2014

TRABALHO DE FILOSOFIA DOS 2º ANOS ENS. MÉDIO - RESUMO DO FILME AGORA
O filme se retrata num período conturbado na história da humanidade: o final do século IV d.C. e o início do século V d.C. Nessa fase da história, o Império Romano já havia adotado o cristianismo como sua religião oficial.
Hypácia, considerada uma das mais importantes filósofas, matemáticas e astrônomas de todos os tempos viveu neste período, muito ruim para uma mulher ser ateísta, solteira, independente e inteligente. Tais virtudes, vinda de uma mulher representavam uma ameaça para os homens da época, exceto para o seu servo Davus, que mesmo se declarando cristão guardava paixão, amor e devoção a sua Senhora. Como diretora da Academia de Alexandria, Hypácia não somente dava aulas de filosofia, astronomia e matemática como exercia uma grande influência no governo da cidade, este formado em grande parte por ex-alunos. O prefeito Orestes, por exemplo, dificilmente tomava decisões importantes sem consultá-la.
Essa influência incomodava os cristãos, pois estes se baseavam de forma equivocada nas cartas do apóstolo Paulo, e acreditavam que a mulher fora criada por Deus para ser subjugada ao homem, do qual não seria nada além de uma posse e para o qual não teria utilidade nenhuma se não a de ter filhos e cuidar da casa.
Liderados pelo bispo da cidade, Cyrill de Alexandria, que foi canonizado e declarado doutor da igreja em 1882, os cristãos exigiam do governo que Hypácia fosse punida por influenciar nas decisões importantes da cidade.
O prefeito e ex-aluno Orestes, resistiu o máximo que pôde, mas se viu forçado a ceder quando o Império determinou que os funcionários do governo devessem se converter ao cristianismo. A partir daí, os contatos entre Hypácia e Orestes passaram a ser secretos, pois ela se recusava a se converter mesmo com a intervenção de Sinesius, um líder cristão e que também era seu ex-aluno.
Respaldados pelo governador Cyrill, os cristãos invadiram e destruíram a Academia de Alexandria e Hypácia, na tentativa de apelar junto a Orestes, foi sequestrada, também com consentimento do governador da província, por uma multidão de cristãos, que a arrastaram até uma igreja e apedrejaram até a morte. Seu corpo esquartejado foi arrastado pelas ruas de Alexandria e queimado.
Orestes fugiu, e Cyrill assumiu o controle da cidade.

Diante do texto acima e do que você viu no filme explique filosoficamente a questão da intolerância religiosa, citando os filósofos que a rejeitam ou aceitam. Texto de 20 linhas no mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário