Ética
Contemporânea
Importância da Ética na vida
pessoal e profissional A ética
enquanto ciência responsável por estudar e criticar "os diversos tipos de moral
é importante em nossa vida para que
consigamos refletir sobre nossas atitudes e sobre nossas crenças, buscando sempre o bem estar e o bom relacionamento com o
próximo.
Apenas
refletindo e criticando a nós mesmos
conseguiremos encontrar o comportamento adequado para cada ambiente, pessoal ou
profissional, fazendo de nossas atitudes as mais éticas possíveis diante uma determinada situação e diante a uma determinada cultura - que também: pode ser
contestada e criticada, mas nunca desrespeitada.
Abertura: Ética Contemporânea
A ética contemporânea teve seu início em
meados do século XIX, devido às mudanças que a
evolução da ciência provocou na humanidade, descobrindo até mesmo formas eficientes de acabar com a vida humana. Dessa forma, o novo pensamento
ético que nasceu começou a contestar o racionalismo absoluto, e assumir
a existência de uma parte
inconsciente em todos os homens. As
principais correntes dessa Ética
Contemporânea são: O Existencialismo,
o Pragmatismo, a Psicanálise, o Marxismo, o Neopositivismo e a Filosofia Analítica. A ética na idade contemporânea se defronta com uma enorme variedade de tendências morais derivadas do pluralismo cultural existente. Dentro de uma mesma sociedade encontramos correntes morais
diferentes, que se
formam a partir dos juízos de valores recebidos por cada sujeito em seu ciclo de convivência. A imparcialidade exigida da ética faz com que nenhuma dessas "vertentes" morais seja aceita como a melhor tendência. Às
correntes da ética contemporânea cabe
criticar e analisar
os diferentes hábitos e
costumes existentes nos dias atuais para que cheguemos a um ponto comum a ser aceito.
Há também um novo desafio
imposto aos estudiosos que se dedicam à ética: o fato de que o comportamento dos homens nem sempre são guiados
pelos seus juízos sobre o valor
dos atos. Além da parte irracional já aceita e levada em consideração por essas correntes, o
conceito deturpado de felicidade pode
fazer com que as pessoas se distanciem
das virtudes éticas, da justa medida citada
por Aristóteles em seus
estudos.
A nova filosofia de vida e a ética de manipulação
favorecem ao imediatismo, à
criação de cidadãos altamente manipuláveis e à superação do individual sobre o coletivo. Tudo é feito em nome de uma
falsa liberdade, que está se
confundindo com o
conceito de libertinagem.
Analisar esses fatos de acordo
com cada uma das correntes da ética contemporânea é o objetivo desse texto. Iniciaremos então a nossa
discussão nos referenciando no Existencialismo, que tem
como principais filósofos Kierkgaard e Sartre.
O
Existencialismo e o Pragmatismo
O Existencialismo é uma
corrente de estudos da ética contemporânea que tem dentre seus preceitos
análise do homem concreto, do indivíduo como ele realmente é. O único
contraponto visível entre seus dois principais autores reside no fato de que
para Sartre, Deus não existe, tornando o
homem totalmente livre e sem nenhum vínculo com um possível criador.
O Pragmatismo é uma corrente
muito interessante a nós, já que nasce nos Estados Unidos, ligado ao avanço
científico e tecnológico e do espírito de empresa. Para o Pragmatismo, a
verdade seria identificada como algo útil, que é essencial para vivermos e
convivermos. Ou seja, algo só é considerado bom quando nos leva ao êxito. Isso
torna a corrente basicamente egoísta.
A partir dessas breves
definições podemos estabelecer uma ponte entre as duas correntes
contemporâneas: Ambas analisam uma ética totalmente individual, que leva em
conta apenas o momento atual, sem se preocupar com o futuro e com as tão
comentadas virtudes éticas citadas por Aristóteles.
Não estamos aqui para dizer
que essa forma de pensar esteja totalmente errada. Queremos apenas alertar para
o fato de que se analisarmos a questão ética apenas por esse ponto de vista
estaremos incorrendo em um grande erro, afinal nós somos homens políticos e
como tais devemos nos portar. Afinal,
tudo que fazemos hoje gera um reflexo em nosso futuro, e se torna uma marca
inapagável em nosso passado.
Essa visão' do espírito de
empresa, originária do Pragmatismo deu origem aos Trustes e Cartéis, à
exploração dos homens e países mais pobres. Nossa consciência não pode ser
objeto facilitador dessas injustiças, e sim um caminho racional para chegarmos
à verdadeira liberdade e felicidade.
A
Psicanálise e o Marxismo
A Psicanálise contribuiu com
a ética ao confirmar a existência de uma parte inconsciente nos homens. Isso
faz com que alguns atos sejam atribuídos a essa parte inconsciente, cabendo
assim um julgamento ético diferenciado.
Vale frisar que não devemos
considerar ética determinada atitude que antes era vista como antiética apenas
pelo fato de ser fruto do inconsciente
humano. Entretanto esse ponto
deve ser seriamente analisado
antes de se obter o resultado de um julgamento.
O Marxismo vê o homem como
ser produtor, criador, inventivo, transformador, social e histórico. Dá especial
atenção ao proletariado, que segundo
os marxistas dá origem a uma sociedade verdadeiramente humana.
Essas vertentes éticas
distinguem-se das duas citadas anteriormente pelo fato
de considerarem o
outro em suas premissas. Não se baseiam
em um individualismo egoísta
nem fazem generalizações sobre os
fatos acontecidos. É bom lembrarmos
também que todas
as correntes da
ética contemporânea são contra o universalismo e o racionalismo
absoluto, e a favor do reconhecimento do irracional e da descoberta da ética dentro
do próprio homem. Entretanto consideramos o Pragmatismo e o Existencialismo
correntes demasiadamente individualistas e pouco aplicáveis em nosso dia- a -
dia, visto que somos animais sociais e não conseguimos viver fora desse ciclo
social.
O
Neopositivismo e a Filosofia Analítica
Consideramos
o Neopositivismo e a Filosofia Analítica como sendo as duas correntes
das mais completas da Ética Contemporânea. Sua atenção é voltada ao que hoje
definimos como ética: A análise da linguagem moral, tratando o homem como algo
que pode sim ser definido, defendendo também os conceitos de obrigação, dever,
justeza.
A partir dessas correntes, que aceitam o homem como ser social, e que
assume a liberdade como algo que deve ser aproveitado juntamente com o outro, e
que defende os direitos essenciais a todos os seres humanos, como o
direito à vida e à educação, é que tomamos a liberdade de criticar alguns hábitos
e costumes que não consideramos fundamentos cabíveis á construção de uma ética
racional global.
O
genocídio,
o famoso "jeitinho brasileiro", inúmeros outros costumes mundiais
devem sim ser repensados para que possamos chegar a um mundo onde o fim último
de todas nossas ações possa ser alcançado: A felicidade. Assim como vários hábitos
devem ser arraigados em diferentes tipos de moral, já que são considerados como
virtudes éticas por todos aqueles que os presenciam. O que não podemos é nos acomodar nessa zona de
conforto, pretendendo manter esse status quo que por tanto tempo tomou
conta de nossa sociedade e de nossas vidas. O importante é que haja um
movimento a favor da mudança, um esforço para melhorar, fazendo da filosofia e
da ética nossas armas de combate, para que assim cheguemos o mais próximo da tão
esperada justa-medida, novamente citando Aristóteles.
Reflexões Éticas
"Os desafios éticos
impostos ao mundo contemporâneo devem ser analisados sob o ponto de vista de
que nada é constante, e observando as variáveis intrínsecas a cada indivíduo e
sociedade."
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. História e
grandes temas. 16 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
LAW,
Stephen. Filosofia. Guia ilustrado Zahar. Rio de Janeiro: Zahar,
2008.
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