segunda-feira, 21 de abril de 2014

Aula de Filosofia do 1º Ano Ensino Médio


CONSCIÊNCIA CRÍTICA

• Homem e consciência: o processo de conscientização faz do homem um sistema aberto, relacionado com o mundo (alteridade) e consigo mesmo (inferioridade). Somos eternos caminhantes destinados ã procura e ao encontro da realidade.
  Consciência crítica: depende do crescimento harmonioso das duas dimensões do processo de conscientização: a consciência de si (interioridade, reflexão) e a consciência do outro (alteridade, atenção).
  Pensamento: veículo do processo de conscientização, Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa, avaliar a realidade.
  Senso comum: "consiste em uma série das crenças admitidas por um determinado grupo social e que sutis membros acreditam serem compartilhadas por todos os homens" (C. Perelman),
  Filosofia: do grego filos (amor) e sofia (sabedoria), a palavra passou a designar, na Grécia Antiga, um tipo de saber que nasce do uso metódico da razão, da investigação racional.

  Filosofia e a especialização do conhecimento: na Antiguidade, o saber filosófico designava a totalidade do conhecimento racional (astronomia, física, lógica, biologia, ética etc.), Com a  especialização do conhecimento científico, o campo filosófico foi se restringindo cada vez mais (lógica, teoria do conhecimento, ética, valores,  estética, política etc.), mas a filosofia passou a ter o papel de reflexão dos conhecimentos alcançados e de recuperação da unidade do saber. 

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