Aula de Filosofia do
1º Ano Ensino Médio
CONSCIÊNCIA CRÍTICA
• Homem e consciência: o processo de conscientização faz do homem um sistema
aberto, relacionado com o mundo (alteridade) e consigo mesmo
(inferioridade). Somos eternos caminhantes destinados ã procura e ao encontro da realidade.
• Consciência crítica: depende
do crescimento harmonioso das duas dimensões do
processo de conscientização: a consciência de si (interioridade, reflexão) e a consciência do
outro (alteridade, atenção).
• Pensamento: veículo do
processo de conscientização,
Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa, avaliar a
realidade.
• Senso comum: "consiste em uma série das crenças admitidas por um determinado grupo social e que sutis
membros acreditam serem compartilhadas por todos os homens" (C. Perelman),
• Filosofia: do grego filos (amor) e sofia (sabedoria), a
palavra passou a designar, na Grécia Antiga,
um tipo de saber que nasce do
uso metódico da razão, da investigação racional.
• Filosofia e a especialização do
conhecimento: na Antiguidade,
o saber filosófico designava a totalidade do
conhecimento racional
(astronomia, física, lógica, biologia, ética etc.),
Com a especialização do conhecimento científico, o
campo filosófico foi se restringindo cada vez mais (lógica, teoria do conhecimento, ética,
valores, estética, política etc.), mas a filosofia passou a ter o papel de reflexão dos conhecimentos alcançados e de
recuperação da unidade do saber.
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