terça-feira, 29 de julho de 2014

Aula de História 3º Ano Ensino Médio- Curiosidades da 1ª Guerra Mundial
 Foi a Alemanha da 1º guerra mundial que, mais direta ou mais indiretamente, moldou a geopolítica do século XX.  Primeiro os alemães financiaram Lenin, que estava exilado na Suíça, com um "caminhão" de dinheiro para dar início a sua revolução comunista e derrubar o Czar, e assim tornar a Rússia sua aliada. Depois os Alemães chamaram os americanos para a guerra ao propor apoio aos mexicanos para eles anexarem alguns estados americanos como a Califórnia e o Texas entre outros. Nesta época o contingente alemão era de 4 milhões e o dos americanos apenas de 100 mil homens. No fim, a grande capacidade americana de mobilização acabou prevalecendo.
 


article image
A Primeira Guerra Mundial foi um dos conflitos mais sangrentos que o mundo já viu. 
Tanques e metralhadoras foram usados pela primeira vez em combate

CURIOSIDADES

Invenções da Primeira Guerra Mundial que mudaram o mundo


A guerra mudou o mundo com invenções que facilitaram o dia a dia e se popularizaram no século XX

28 de julho, 2014
Em 28 de julho de 1914, começava a 1ª Guerra Mundial. A guerra, porém, mudou o mundo com invenções que facilitaram o dia a dia e se popularizaram no século XX, como zíper, absorvente feminino, lenços de papel e raio-x portátil.
Além disso, o fim do conflito estabeleceu uma nova ordem mundial, que impulsionou os EUA como potência militar e econômica, tendo lucrado nos anos de 1920 com a reconstrução dos países europeus.
A participação da Rússia na guerra também acabou por levá-la à Revolução de 1917, que resultou na criação da União Soviética. Algumas das invenções que a partir do conflito passaram a fazer parte do dia a dia foram:
1) Absorvente feminino
Em 1917, as tropas norte-americanas entraram na batalha e trouxeram o cellucotton, material para absorver sangue usado em curativos. Logo, as enfermeiras perceberam que ele poderia servir para conter o fluxo menstrual, sendo mais confortável que algodão ou pano. Quando soube da nova utilidade para o produto, a fabricante do material passou a produzir absorventes femininos, assim como lenços de papel na década de 1920.
2) Zíper
O invento, criado no século XIX, se popularizou com a 1ª Guerra, já que as tropas norte-americanas usavam os fechos em suas roupas e equipamentos. Em 1920, o zíper passou a ser usado em roupas, calçados e bolsas.
3) Raio-x portátil e quimioterapia
O aparelho portátil foi desenvolvido pela cientista polonesa Marie Curie para facilitar a realização de exames pelas tropas francesas no campo de batalha. A quimioterapia começou com o conflito, a partir do uso de gases tóxicos para atingir o inimigo nas trincheiras, como o gás mostarda, que depois teve seus efeitos investigados por pesquisas médicas e a comprovação do uso contra o câncer. Era o primeiro passo para desenvolver a quimioterapia.
4) Relógio de pulso
Durante as batalhas, era equipamento militar obrigatório, pois permitia que os soldados vissem facilmente a hora, mesmo pilotando tanques ou aviões. A Primeira Guerra popularizou o uso dos relógios de pulso, que antes eram considerados afeminados para serem usados por homens.
5) Rádio sem fio
Foi desenvolvido durante a guerra para facilitar a comunicação entre grupos no campo de batalha, o que era anteriormente feito por mensageiros ou pombos-correio.
6) Aviação e armas químicas
Os avanços na estrutura dos aviões, deixando os mais velozes e resistentes, fizeram com que passassem a ser usados em batalhas, assim como tais melhorias contribuíram para o desenvolvimento da aviação civil. O conflito também foi marcado pelo uso de armas químicas, que foram usadas pela primeira vez por alemães.
7) Tanques e metralhadoras
Os tanques de guerra foram testados pelos britânicos em 1914, sendo utilizados em combate pela primeira vez na Batalha de Somme, 1916. As metralhadoras também foram usadas pela primeira vez na Primeira Grande Guerra.

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário