2ª Aula de Sociologia
1º Ano Ensino Médio:
Tipos de Conhecimento
O conhecimento está diretamente
ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar
do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O
indivíduo procura entender o meio em que vive partindo dos pressupostos de interação
do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações,
seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. A
forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como:
conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico,
conhecimento teológico ou religioso e conhecimento científico.
O conhecimento empírico ou senso comum surge da relação do ser com
o mundo. Todo ser humano apodera-se gradativamente deste conhecimento, ao passo
que lida com sua realidade diária. Não há uma preocupação direta com o ato
reflexivo, ocorre espontaneamente. É um conhecimento do tipo abrangente dentro
da realidade humana. Não está calcada em investigações. Geralmente está
associado a costumes, ditos populares, tradições culturais.
O conhecimento filosófico surge da relação do homem com seu dia-a-dia,
porém preocupa-se com respostas e especulações destas relações. Não é um
conhecimento estático, ao contrário sempre está em transformação. Considera
seus estudos de modo reflexivo e crítico. É um estudo racional, porém não há
uma preocupação de verificação. Está diretamente ligado ao estranhamento e ao
questionamento. Geralmente contemplativo.
O conhecimento teológico ou religioso preocupa-se com verdades
absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O sagrado é explicado por si só.
Não há importância a verificação. Acredita-se que o conhecimento é explicado
pela religião. Tudo parte do religioso, os valores religiosos são
incontestáveis. Prende-se geralmente à dogmas, ritos e tradições conservadas e
transmitidas de geração em geração sem que haja mudanças.
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O conhecimento científico precisa ser provado. O conhecimento surge
da dúvida e comprovado concretamente, gerando leis válidas. É passível de
verificação e investigação, então acaba encontrando respostas aos fenômenos que
norteiam o ser humano. Usa os métodos para encontrar respostas através de leis
comprobatórias, as quais regem a relação do sujeito com a realidade. Está
diretamente vinculado à forma, ou formalismo técnico e metodológico.
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