domingo, 20 de março de 2016

4ª Aula de História 7ª Série Ensino Fundamental

Pontos sobre o Feudalismo, Reino Franco e o Império Carolíngio.

A proposta desse post é fazer com que a partir da leitura desse esquema/resumo, feito  também com imagens, o aluno possa relembrar o que foi visto em sala de aula e fixar melhor as ideias, sendo também um complemento ao conteúdo do livro: História: Sociedade & Cidadania (Alfredo Boulos Júnior)

A economia era praticamente amonetária, tendo por base o trabalho na terra.
O esquema abaixo ilustra resumidamente o feudalismo e suas relações.





















As terras do feudo tinham as seguintes definições:
















Mas, pode-se dizer que estavam divididas em três partes:












  1.  Manso senhorial;
  2. Manso servil;
  3. Manso comunal.

Havia as relações de fidelidade que definiam as relações de Suserania e Vassalagem.






A sociedade era estamental.



Cada "grupo social" tinha a sua função.





REINO FRANCO


Os Francos eram um dos povos germanos que penetraram no Império Romano do Ocidente. Estabeleceram no território da Gália por volta do século V. Os Francos eram divididos em várias tribos e foram unificados por Clóvis, dando início à dinastigia Merovíngia (em homenagem ao seu avô Meroveu). 


Prefeito do Palácio:
Nessa dinastia havia a presença do Prefeito do Palácio (ou Mordomo do Palácio), pessoa responsável por colocar em prática as ordens do rei na ausência desse, ele administrar o palácio quando o rei não estava.
Um desses prefeitos-Pepino, o Breve- depôs o último rei Franco, após aliança com a Igreja Católica, e deu início a uma nova dinastia: a Carolíngia.



IMPÉRIO CAROLÍNGIO
Carlos Magno, sucessor de Pepino, o Breve, deu continuidade à aliança com Igreja Católica e também à política de conquistas de territórios. Em cada reino conquistado era construída uma escola ao lado do palácio, ficando assim conhecida como Escola Palatina ou Palaciana, também caracterizava o Renascimento Carolíngio.

Os territórios, no Império Carolíngio, expandiram-se bastante.



Como o império era muito extenso para se administrar, ocorreram vários problemas e invasões que se intensificaram até o reindo de Luís, o Piedoso. Após sua morte o reino foi dividido entre seus três filhos. Por fim, o Império Carolíngio deixou de existir, dando início a outra dinastia.


Exercícios:
Após a leitura do texto, vamos comentar o assunto tentando responder às perguntas abaixo, você pode pesquisar o assunto no texto desse blog, no seu livro, no caderno ou em outra fonte se você quiser. Lembre de colocar seu nome, sua série, sua turma e a escola.

1) No Feudalismo a economia era praticamente amonetária, quer dizer, havia pouquíssima circulação de moedas (dinheiro). Então, qual seria a principal fonte de poder e riqueza?
2) Como estava dividida a sociedade feudal e qual a função de cada grupo social?
3) Como estavam divididas as terras do feudo e o que era feito em cada uma dessas divisões?
4) Em quais relações estavam baseadas a sociedade feudal?
5) Observe o texto abaixo e responda:
"(...) as limitações do Renascimento Carolíngio provêm, principalmente, de ele corresponder às superficiais necessidades de um pequeno grupo social.
Esse renascimento tinha de garantir um mínimo de cultura a alguns altos funcionários. (...)"
(LE GOFF, Jacques. A Civilização do ocidente medieval. V. I, p. 166)
a)De acordo com o texto, qual o objetivo do Renascimento Carolíngio?
b)A educação fornecida pelo Renascimento Carolíngio atendia a todos os grupos sociais? Justifique.

6)Com a morte de Luís o Piedoso, as terras do Império Carolíngio foram divididas entre seus três filhos. Como foi feita essa divisão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário